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Ludoterapia com crianças em situação de risco e resiliência: estudo de casos

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Autor Silva, Régis Maliszewski da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8767491012794805;
Orientador Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4957174324778567;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Ludoterapia com crianças em situação de risco e resiliência: estudo de casos;
Resumo O presente artigo trata-se de uma revisão crítica da literatura, propondo uma discussão acerca das sobreposições e diferenças entre a Psicologia Positiva e a Psicologia Humanista. Em primeiro lugar, discorre-se, brevemente, sobre o surgimento e desenvolvimento da Psicologia, para apresentar a perspectiva tradicional desta ciência voltada à psicopatologia e vulnerabilidades humanas. Seguidamente, expõem-se as idéias propostas pelo paradigma da Psicologia Positiva, apresentada por Martin Seligman, e da Psicologia Humanista, com as propostas originadas de Maslow e, mais especificamente, aos teóricos da Abordagem Centrada na Pessoa, proposta por Carl Rogers. Percebe-se que há muitas semelhanças presentes entre esses dois paradigmas, entretanto, tais aspectos são pouco explorados nas produções científicas das duas abordagens.;
Abstract The present paper presents a critical literature revision, discussing overlaps and differences between Positive Psychology and Humanistic Psychology. First of all, the origins and develop of Psychology focusing on its traditional perspective related to psychopathologies and human vulnerabilities are briefly presented. Secondly, ideas and aims of the Positive Psychology Paradigm presented by Martin Seligman and Humanistic Psychology posited by Maslow and more specifically, by Centered-Person Approach theoretical are also presented. Several similarities are identified between these two paradigms; therefore, these aspects are very little explored in scientific publications in both areas.;
Palavras-chave Carl Rogers; psicologia humanista; psicologia positiva;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-08-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2900;
Programa Programa de Pós Graduação em Psicologia;


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