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Identificação de fatores culturais adaptativos relevantes na utilização de sistemas CRM para fidelizar clientes em comércio varejista

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Autor Silva, Luciana Maines da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5057065195398465;
Orientador Paiva, Ely Laureano;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3266145095735910;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Identificação de fatores culturais adaptativos relevantes na utilização de sistemas CRM para fidelizar clientes em comércio varejista;
Resumo Competir deixou de ser somente a disputa pelo mercado para tornar-se fator de sobrevivência para a grande maioria das empresas. As organizações devem estabelecer e colocar em prática estratégias, o mais rapidamente possível, para manter-se em seu mercado. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é ferramenta essencial para o posicionamento estratégico, pois fornece um maior detalhamento das informações disponíveis, com maior agilidade. Aliado a isso, a aplicação de uma estratégia de fidelização dos clientes rentáveis à empresa, também conhecida como estratégia de CRM (Customer Relationship Management) possibilita uma redução nos custos com captação de novos clientes, além do conhecimento mais aprofundado das preferências e costumes dos atuais clientes. Porém, mesmo com a unificação da TIC, através dos sistemas de CRM com a busca pela fidelização dos clientes, diversas empresas estão tendo dificuldades em sua utilização. Os principais fatores que impossibilitam o sucesso no uso não se referem a fatore;
Abstract Competition is no longer just the fight for market share. It became critical factor for the survival of most companies. Organizations must establish strategies and put them into practice as soon as possible to survive in their markets. The Technology of Information and Communication (TIC) is an essential tool for the strategic positioning because it provides more detail regarding information available, with more agility. In addition, the implementation of a strategy to increase the loyalty of profitable costumers, known as Customer Relationship Management (CRM), makes it possible cost reductions through the acquisition of new costumers and in-depth knowledge of current costumers’ preferences and habits. However, despite the integration of the TIC, through the systems of CRM with the goal of increased costumer loyalty, many companies are finding it difficult to use it. The main factors that prevent the success of the use of such tool are not technical, as, for instance, systems or equipments, but are related t;
Palavras-chave CRM; cultura organizacional; cultura adaptativa; fidelização de clientes; mudança cultural; tecnologia da informação; adaptable culture; adaptation of culture; costumers’ loyalty; organizational culture; information technology;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-08-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2688;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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