RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

TV Escola na era digital: trajetória e perspectivas educacionais e culturais

Mostrar registro simples

Autor Schneider, Nadia Helena;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5718147543578331;
Orientador Brittos, Valério Cruz;
Lattes do orientador BRITTOS, V.C.;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título TV Escola na era digital: trajetória e perspectivas educacionais e culturais;
Resumo O objeto de estudo da presente tese é a TV Escola, uma das políticas do Ministério da Educação. A TV Escola encontra-se na convergência dos campos da Comunicação e Educação; campos de complexas relações, visto que muitos interesses políticos atravessam esses dois saberes. Subjaz neste estudo o entendimento que, atualmente, se vive em constante mudança tecnológica e social, que modifica a mídia e todos os sistemas de mediações das interações em geral, provocando e acentuando desigualdades. Sendo assim, a partir da Economia Política da Comunicação, numa perspectiva ampla, que considera as relações específicas entre os fenômenos comunicacionais e educativos, a tese consiste em compreender como está sendo explorado o potencial do Programa TV Escola, sua trajetória e perspectivas educacionais e culturais vislumbradas com as possibilidades da futura TV digital, no ambiente escolar. Busca refletir sobre como os modos de disponibilização e aproveitamento desta tecnologia podem fomentar novas maneiras de ensinar e pro;
Abstract The presented object of study in this thesis is TV Escola- one of the Ministry of Education’s policies. TV Escola is found in the convergence of the communication and education fields; areas of complex relations, once many political interests cross these two knowledge. Underlies in this study the understanding that nowadays we live under constant technological and social changes, which modify the media and all the other mediation systems of interactions in general, causing and stressing inequalities. Being so, from the Political Economy of Communication, in a wide prospective, that considers specific relations between communicational and educational phenomena, the thesis consists in understanding how the potential of the program TV Escola is being explored, also how its path and educational and cultural perspectives are being glimpsed with the possibilities of the future digital TV in the school environment. Seeking to reflect about how the availability and usage of this technology may promote new ways of te;
Palavras-chave comunicação e educação; economia política da comunicação; TV; TV digital; TV escola; communication and education; Digital TV; TV; political economy of communication;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2010-03-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2536;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística