metadataTrad.dc.contributor.author |
Dourado, Jacqueline Lima; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/6904297262686526; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Brittos, Valério Cruz; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
BRITTOS, V.C.; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
UNISINOS; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola da Indústria Criativa; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A tese trata das questões enfrentadas pela Rede Globo na construção dos conteúdos de cidadania, como eles estão representados na programação da emissora. O foco da análise são os objetivos que a emissora quer alcançar, quando insere as temas sociais por meio de ações de marketing ou merchandising social, nos quais a temática dos direitos, dos deveres para com o próximo, com o meio ambiente, com a diversidade, com o respeito às diferenças e às individualidades, está presente. O tratamento dado a essas questões, por parte da mídia, é de ordem específica. A televisão, lócus escolhido para esta pesquisa, tem um lugar concreto, a programação, a qual expõe e dispõe não só sua concepção, mas também seu poder de imposição de uma dada ordem social e política e de certo tipo de ser e de agir. A televisão elabora, legitimiza e institui, por meio de tratamentos específicos ao campo das mídias e dos conteúdos de cada programa que vai ao ar, o modelo de sociedade e de homem que deseja construir ou impor. A pesquisa desenvo; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The thesis addresses questions raised about the rights of citizens as represented in programming by the Rede Globo network. The analysis focuses on some of the objectives the network desires to achieve as it inserts certain social themes into its marketing and merchandising messages, such as legal rights, ecology, diversity, differences and individuality. These questions are examined in a specific manner. The focus chosen for this study puts on display how television programming utilizes its own conception of social order and of politics and also how it makes use of its power to impose a particular viewpoint regarding being and behavior. Television elaborates, legitimizes and institutionalizes a restrictive model of society and humankind that it desires to build up through operations in the media field and by the contents of each program it broadcasts. The Rede Globo network pursues certain strategies in an attempt to maintain market share, keeping itself close aligned to audience ratings. Their actions inclu; |
metadataTrad.dc.subject |
economia política da comunicação; marketing; merchandising social; Rede Globo; televisão; marketing; political economics of communication; social marketing; television; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais Aplicadas; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2009-01-16; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2524; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação; |