Autor |
Andrade, Hederson Pinheiro de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2956667946380562; |
Orientador |
Ciconet, Rosane Mortari; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2198380514342543; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Primeiros socorros na escola: proposição de uma Unidade Temática para a Educação Física na 1ª fase do Ensino Fundamental em Trindade-GO; |
Resumo |
O componente curricular de Educação Física na educação básica é identificado
como um espaço privilegiado para abordar questões de saúde, com destaque para a
necessidade de incluir conteúdos referentes a Primeiros Socorros. Diante do cenário
de acidentes frequentes nas escolas e insuficiente conhecimento da sociedade no
primeiro atendimento, a proposta de uma Unidade Temática em Primeiros Socorros
no currículo escolar se configura como resposta inovadora para atender às diretrizes
educacionais, e também promover um impacto positivo na vida dos alunos e
comunidade. Objetivo deste estudo é elaborar uma Unidade Temática em Primeiros
Socorros na Matriz Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino
Fundamental em Trindade-GO; conhecer o que existe sobre o tema Primeiros
Socorros na Matriz Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino
Fundamental das Unidades Escolares do Município de Trindade-GO; identificar, na
literatura, quais são os temas mais frequentes sobre primeiros socorros para
escolares, ministrados nas escolas; submeter formalmente a proposta ao Conselho
Municipal de Educação do município de Trindade-GO, para obtenção de sua
aprovação oficial e consequente incorporação do conteúdo nas Unidades Escolares.
Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em quatro etapas. Primeira
etapa: pesquisa documental na Matriz Curricular de Educação Física adotada no
município; Segunda etapa: revisão de literatura para identificar quais são os temas
mais frequentes sobre primeiros socorros para escolares, ministrados nas escolas;
Terceira etapa: elaboração da Unidade Temática em Primeiros Socorros na Matriz
Curricular de Educação Física; Quarta etapa: Submissão ao Conselho Municipal de
Educação do município de Trindade-GO. Portanto, o produto deste estudo consiste
na elaboração de uma Unidade Temática em Primeiros Socorros na Matriz
Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental em
Trindade-GO que, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
Nível Superior (CAPES), é classificado como Estrato T1, na subtipologia (4):
Processo/ tecnologia e produto /material não patenteável: Desenvolvimento de
técnica. A inclusão desses temas nas diretrizes curriculares municipais é crucial para
atender às demandas locais, contribuindo para a formação de cidadãos preparados
para intervirem em situações de emergência.; |
Abstract |
The Physical Education curriculum in basic education is recognized as a privileged
space to address health-related issues, emphasizing the need to include First Aid
content. In light of the frequent accidents in schools and the insufficient knowledge of
society in providing initial care, the proposal of a Thematic Unit on First Aid in the
school curriculum emerges as an innovative response to meet educational guidelines
and promote a positive impact on the lives of students and the community. This study
aims to develop a Thematic Unit on First Aid in the Physical Education Curriculum
Matrix for students in the first phase of Elementary School in Trindade-GO; to explore
the existing content on First Aid in the Physical Education Curriculum Matrix for these
students; to identify in the literature the most frequently taught First Aid topics for
schoolchildren; and to formally submit the proposal to the Municipal Education
Council of Trindade-GO for its official approval and subsequent incorporation into the
school curricula. This methodological study was conducted in four stages: the first
stage involved documentary research on the Physical Education Curriculum Matrix
adopted in the municipality; the second stage comprised a literature review to identify
the most frequent First Aid topics for schoolchildren; the third stage focused on
developing the Thematic Unit on First Aid in the Physical Education Curriculum
Matrix; and the fourth stage involved submission to the Municipal Education Council
of Trindade-GO. Consequently, the study resulted in the creation of a Thematic Unit
on First Aid in the Physical Education Curriculum Matrix for students in the first phase
of Elementary School in Trindade-GO. According to the Coordination for the
Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), this work is classified as
Stratum T1 under subtypology (4): Process/technology and non-patentable
product/material: Technique development. Incorporating these topics into municipal
curriculum guidelines is essential to addressing local demands and contributing to
the formation of citizens prepared to intervene in emergency situations.; |
Palavras-chave |
Primeiros socorros; Educação em saúde; Educação física; Currículo escolar; Educação básica; First aid; Health education; School curriculum; Basic education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-08-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13573; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; |