RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Primeiros socorros na escola: proposição de uma Unidade Temática para a Educação Física na 1ª fase do Ensino Fundamental em Trindade-GO

Mostrar registro simples

Autor Andrade, Hederson Pinheiro de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2956667946380562;
Orientador Ciconet, Rosane Mortari;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2198380514342543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Primeiros socorros na escola: proposição de uma Unidade Temática para a Educação Física na 1ª fase do Ensino Fundamental em Trindade-GO;
Resumo O componente curricular de Educação Física na educação básica é identificado como um espaço privilegiado para abordar questões de saúde, com destaque para a necessidade de incluir conteúdos referentes a Primeiros Socorros. Diante do cenário de acidentes frequentes nas escolas e insuficiente conhecimento da sociedade no primeiro atendimento, a proposta de uma Unidade Temática em Primeiros Socorros no currículo escolar se configura como resposta inovadora para atender às diretrizes educacionais, e também promover um impacto positivo na vida dos alunos e comunidade. Objetivo deste estudo é elaborar uma Unidade Temática em Primeiros Socorros na Matriz Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental em Trindade-GO; conhecer o que existe sobre o tema Primeiros Socorros na Matriz Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental das Unidades Escolares do Município de Trindade-GO; identificar, na literatura, quais são os temas mais frequentes sobre primeiros socorros para escolares, ministrados nas escolas; submeter formalmente a proposta ao Conselho Municipal de Educação do município de Trindade-GO, para obtenção de sua aprovação oficial e consequente incorporação do conteúdo nas Unidades Escolares. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em quatro etapas. Primeira etapa: pesquisa documental na Matriz Curricular de Educação Física adotada no município; Segunda etapa: revisão de literatura para identificar quais são os temas mais frequentes sobre primeiros socorros para escolares, ministrados nas escolas; Terceira etapa: elaboração da Unidade Temática em Primeiros Socorros na Matriz Curricular de Educação Física; Quarta etapa: Submissão ao Conselho Municipal de Educação do município de Trindade-GO. Portanto, o produto deste estudo consiste na elaboração de uma Unidade Temática em Primeiros Socorros na Matriz Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental em Trindade-GO que, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), é classificado como Estrato T1, na subtipologia (4): Processo/ tecnologia e produto /material não patenteável: Desenvolvimento de técnica. A inclusão desses temas nas diretrizes curriculares municipais é crucial para atender às demandas locais, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para intervirem em situações de emergência.;
Abstract The Physical Education curriculum in basic education is recognized as a privileged space to address health-related issues, emphasizing the need to include First Aid content. In light of the frequent accidents in schools and the insufficient knowledge of society in providing initial care, the proposal of a Thematic Unit on First Aid in the school curriculum emerges as an innovative response to meet educational guidelines and promote a positive impact on the lives of students and the community. This study aims to develop a Thematic Unit on First Aid in the Physical Education Curriculum Matrix for students in the first phase of Elementary School in Trindade-GO; to explore the existing content on First Aid in the Physical Education Curriculum Matrix for these students; to identify in the literature the most frequently taught First Aid topics for schoolchildren; and to formally submit the proposal to the Municipal Education Council of Trindade-GO for its official approval and subsequent incorporation into the school curricula. This methodological study was conducted in four stages: the first stage involved documentary research on the Physical Education Curriculum Matrix adopted in the municipality; the second stage comprised a literature review to identify the most frequent First Aid topics for schoolchildren; the third stage focused on developing the Thematic Unit on First Aid in the Physical Education Curriculum Matrix; and the fourth stage involved submission to the Municipal Education Council of Trindade-GO. Consequently, the study resulted in the creation of a Thematic Unit on First Aid in the Physical Education Curriculum Matrix for students in the first phase of Elementary School in Trindade-GO. According to the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), this work is classified as Stratum T1 under subtypology (4): Process/technology and non-patentable product/material: Technique development. Incorporating these topics into municipal curriculum guidelines is essential to addressing local demands and contributing to the formation of citizens prepared to intervene in emergency situations.;
Palavras-chave Primeiros socorros; Educação em saúde; Educação física; Currículo escolar; Educação básica; First aid; Health education; School curriculum; Basic education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-08-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13573;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística