Abstract:
O componente curricular de Educação Física na educação básica é identificado
como um espaço privilegiado para abordar questões de saúde, com destaque para a
necessidade de incluir conteúdos referentes a Primeiros Socorros. Diante do cenário
de acidentes frequentes nas escolas e insuficiente conhecimento da sociedade no
primeiro atendimento, a proposta de uma Unidade Temática em Primeiros Socorros
no currículo escolar se configura como resposta inovadora para atender às diretrizes
educacionais, e também promover um impacto positivo na vida dos alunos e
comunidade. Objetivo deste estudo é elaborar uma Unidade Temática em Primeiros
Socorros na Matriz Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino
Fundamental em Trindade-GO; conhecer o que existe sobre o tema Primeiros
Socorros na Matriz Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino
Fundamental das Unidades Escolares do Município de Trindade-GO; identificar, na
literatura, quais são os temas mais frequentes sobre primeiros socorros para
escolares, ministrados nas escolas; submeter formalmente a proposta ao Conselho
Municipal de Educação do município de Trindade-GO, para obtenção de sua
aprovação oficial e consequente incorporação do conteúdo nas Unidades Escolares.
Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em quatro etapas. Primeira
etapa: pesquisa documental na Matriz Curricular de Educação Física adotada no
município; Segunda etapa: revisão de literatura para identificar quais são os temas
mais frequentes sobre primeiros socorros para escolares, ministrados nas escolas;
Terceira etapa: elaboração da Unidade Temática em Primeiros Socorros na Matriz
Curricular de Educação Física; Quarta etapa: Submissão ao Conselho Municipal de
Educação do município de Trindade-GO. Portanto, o produto deste estudo consiste
na elaboração de uma Unidade Temática em Primeiros Socorros na Matriz
Curricular de Educação Física para alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental em
Trindade-GO que, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
Nível Superior (CAPES), é classificado como Estrato T1, na subtipologia (4):
Processo/ tecnologia e produto /material não patenteável: Desenvolvimento de
técnica. A inclusão desses temas nas diretrizes curriculares municipais é crucial para
atender às demandas locais, contribuindo para a formação de cidadãos preparados
para intervirem em situações de emergência.