RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O corpo (em) cena: drag queens, rupturas transmetodológicas e multiperformatividades das identidades dissidentes em videoclipes

Mostrar registro simples

Autor Krambeck, Rafael Soares;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4824955931712693;
Orientador Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O corpo (em) cena: drag queens, rupturas transmetodológicas e multiperformatividades das identidades dissidentes em videoclipes;
Resumo A pesquisa investiga as performances de drag queens em videoclipes como manifestações de resistência cultural e política, examinando como essas expressões desafiam e renegociam normas socioculturais existentes. O estudo foca na interseção entre mídia, cultura e identidade, especialmente no Brasil, onde as questões de representatividade identitária são temas de intensas disputas. A metodologia emprega o conceito de multiperformance, considerando os videoclipes como espaços de significado complexo, onde múltiplas performances de identidade coexistem e se influenciam mutuamente para criar significados. A pesquisa articula teorias da performatividade e perspectivas decoloniais e de interseccionalidade para entender como as drag queens transcendem a mera expressão artística, atuando como intervenções críticas que desafiam convenções da música popular e normas identitárias, enquanto resistem às estruturas de poder que marginalizam identidades. A abordagem transmetodológica integra diferentes dimensões da comunicação, considerando aspectos estéticos, sociológicos e históricos para capturar o potencial simbólico e político da comunicação. A análise detalhada de videoclipes selecionados mostra como as drag queens utilizam estratégias estéticas, musicais e tecnológicas para negociar visibilidade, autenticidade e legitimidade, enfrentando tanto as limitações da indústria cultural quanto as expectativas sociais dominantes. Os videoclipes são vistos como arenas de disputa simbólica onde identidades estão em constante construção, desconstrução e reconfiguração, revelando as complexas interações entre performatividade, midiatização e interseccionalidade. A pesquisa oferece uma contribuição significativa ao campo da comunicação ao propor uma epistemologia crítica que valoriza a diversidade de saberes e destaca o impacto das representações culturais na construção das realidades sociais. Ela sublinha a importância de uma ciência que seja inclusiva e comprometida com a justiça social. Além disso, enfatiza a necessidade de práticas comunicacionais que promovam uma representação mais justa e equitativa, destacando as performances artísticas de drag queens como exemplos marcantes de resistência cultural e afirmação identitária. A valorização dessas performances evidencia o poder transformador das artes em um contexto de resistência e afirmação das identidades dissidentes, reafirmando a relevância de uma análise crítica e engajada das mídias.;
Abstract The research investigates drag queen performances in music videos as manifestations of cultural and political resistance, examining how these expressions challenge and renegotiate existing sociocultural norms. The study focuses on the intersection between media, culture and identity, especially in Brazil, where issues of identity representation are topics of intense dispute. The methodology employs the concept of multiperformance, considering music videos as spaces of complex meaning, where multiple identity performances coexist and influence each other to create meanings. The research articulates theories of performativity and decolonial and intersectionality perspectives to understand how drag queens transcend mere artistic expression, acting as critical interventions that challenge popular music conventions and identity norms, while resisting power structures that marginalize identities. The transmethodological approach integrates different dimensions of communication, considering aesthetic, sociological and historical aspects to capture the symbolic and political potential of communication. The detailed analysis of selected music videos shows how drag queens use aesthetic, musical and technological strategies to negotiate visibility, authenticity and legitimacy, facing both the limitations of the cultural industry and dominant social expectations. Music videos are seen as arenas of symbolic dispute where identities are constantly being constructed, deconstructed and reconfigured, revealing the complex interactions between performativity, mediatization and intersectionality. The research offers a significant contribution to the field of communication by proposing a critical epistemology that values the diversity of knowledge and highlights the impact of cultural representations on the construction of social realities. It underscores the importance of a science that is inclusive and committed to social justice. Furthermore, it emphasizes the need for communication practices that promote fairer and more equitable representation, highlighting artistic performances by drag queens as striking examples of cultural resistance and identity affirmation. The valorization of these performances highlights the transformative power of the arts in a context of resistance and affirmation of dissident identities, reaffirming the relevance of a critical and engaged analysis of the media.;
Palavras-chave Multiperformance; Performatividade; Drag queens; Videoclipes; Transmetodologia; Multiperformance; Performativity; Music videos; Transmetodology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-11-18;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13560;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística