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A construção da nostalgia no cinema: uma análise sobre a nostalgicidade em jogador nº1

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Autor Cirne, Maximiano Duval da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3327300302160255;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A construção da nostalgia no cinema: uma análise sobre a nostalgicidade em jogador nº1;
Resumo A pesquisa analisa o fenômeno da nostalgia na cultura contemporânea, desde sua origem enquanto uma doença de guerra, passando pela interpretação psicológica na qual associava-se à dor provocada pela passagem do tempo, até o entendimento recente concebido pela mídia: uma prática comunicativa desencadeadora de bem-estar. Em abordagem voltada ao cinema, a investigação possibilitou identificar processos da ordem técnica e estética utilizados enquanto estratégias para operacionalizar uma “nostalgização” das narrativas. Tais processos foram agrupados em seis coleções: referências; sequências, refilmagens e reimaginações; reconstrução de época; efeitos visuais; trilha sonora e roteiro. Ao abordar a audiovisualização da nostalgia, apoiamos-nos em Henri Bergson, a partir do conceito de duração, e Suzana Kilpp, por meio das audiovisualidades, para apresentar a proposta de “nostalgicidade”, uma virtualidade atuante na tecnocultura capaz de criar uma atmosfera potente para evocar memórias. A existência dessa qualidade nostálgica foi analisada no longa-metragem Jogador nº 1 (Steven Spielberg, 2018) a partir de movimento metodológico que articulou dissecação, desmontagem, escavação e desconstrução de imagens, retirando do fluxo 182 frames. Esse trabalho laboratorial, apoiado em Walter Benjamin e Massimo Canevacci, suscitou a elaboração de três constelações: nostalgicidade do corpo-espectador (inclusão de referências não identificadas pela narrativa que estimulam o espectador a travar um jogo de reconhecimento das origens e derivações de certas imagens), nostalgicidade do mundo do filme (destaque para referenciais explicitamente oferecidos, em diferentes variações e níveis de compreensão, demarcando tratar de uma obra audiovisual que articula referências culturais) e nostalgicidade histórica-temporal (instauração de ambiência aurática oriunda de um período do passado que pulsa determinado imaginário tecnocultural). Enquanto as coleções estão no nível material, as constelações estão na ordem da potência. São durações tanto de Jogador nº 1 quanto da nostalgicidade audiovisual, o que as possibilita de serem atualizadas em outras obras cinematográficas.;
Abstract This research analyzes the phenomenon of nostalgia in contemporary culture, from its origins as a war disease, through the psychological interpretation in which it was associated with the pain caused by the passage of time, to the recent understanding conceived by the media: a communicative practice that triggers well-being. In an approach focused on cinema, the investigation made it possible to identify technical and aesthetic processes used as strategies to operationalize a “nostalgization” of narratives. These processes were grouped into six collections: references; sequels, remakes and reimaginings; reconstruction of the period; visual effects; soundtrack and script. When addressing the audiovisualization of nostalgia, we rely on Henri Bergson, based on the concept of duration, and Suzana Kilpp, through audiovisualities, to present the proposal of “nostalgicity”, a virtuality active in technoculture capable of creating a powerful atmosphere to evoke memories. The existence of this nostalgic quality was analyzed in the feature film Ready player one (Steven Spielberg, 2018) through a methodological movement that articulated dissection, disassembly, excavation and deconstruction of images, removing 182 frames from the flow. This laboratory work, supported by Walter Benjamin and Massimo Canevacci, led to the development of three constellations: nostalgia of the spectator-body (inclusion of references not identified by the narrative that encourage the spectator to play a game of recognition of the origins and derivations of certain images), nostalgia of the film world (emphasis on explicitly offered references, in different variations and levels of understanding, demarcating that this is an audiovisual work that articulates cultural references) and historical-temporal nostalgia (establishment of an auratic ambience originating from a period in the past that pulsates a certain technocultural imaginary). While the collections are on the material level, the constellations are on the order of potency. They are durations of both Ready player one and audiovisual nostalgia, which allows them to be updated in other cinematographic works.;
Palavras-chave Nostalgia; Cinema; Nostalgicidade; Memória; Jogador nº 1; Nostalgicity; Memory; Ready player one;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-01-17;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13559;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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