Autor |
Gamba, Lizandra Regina; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5558787125073313; |
Orientador |
Trez, Guilherme; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1546118902885558; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Agilidade de aprendizado: relação entre agilidade de aprendizado, inovação e ambiente organizacional em instituição do Sistema S; |
Resumo |
O acelerado processo de transformação dos negócios gera uma necessidade crescente de atualização e criação de novos conhecimentos, onde a capacidade de aprender de forma ágil é crucial para o êxito da gestão, promovendo a agilidade de aprendizado como um constructo chave de sucesso para a organizações. Esta dissertação se insere no campo de estudos da agilidade de aprendizado e seu objetivo é compreender a relação entre a agilidade de aprendizado, a inovação e o ambiente organizacional em uma Instituição Educacional do Sistema S. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com método misto, com a utilização de pesquisa quantitativa, grupo focal e análise documental. A pesquisa foi realizada com 80 líderes e utilizou dados oriundos do sistema de gestão da Instituição para as análises do clima e cultura organizacional. Os resultados demonstram que o ambiente organizacional, nos aspectos de clima e cultura, está relacionado com a agilidade de aprendizado, e que ambientes que se percebem mais competitivos e humanizados possuem um potencial maior de contribuição para com o desenvolvimento da agilidade de aprendizados das lideranças da Instituição pesquisada.; |
Abstract |
The accelerated business transformation process generates a growing need for updating and creating new knowledge, where the ability to learn quickly is crucial for the success of management, promoting learning agility as a key construct for success in organizations. This dissertation is part of the field of learning agility studies and its objective is to understand the relationship between learning agility, innovation and the organizational environment in an Educational Institution of the Sistema S. For this purpose, a mixed-method research was conducted, using quantitative research, focus groups and document analysis. The research was conducted with 80 leaders and used data from the Institution's management system to analyze the organizational climate and culture. The results demonstrate that the organizational environment, in terms of climate and culture, is related to learning agility, and that environment that are perceived as more competitive and humanized have a greater potential to contribute to the development of learning agility among the leaders of the Institution studied.; |
Palavras-chave |
Agilidade de aprendizado; Clima organizacional; Inovação; Cultura organizacional; Learning agility; Organizational climate; Innovation; Organizational culture; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-12-09; |
Agência de fomento |
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13551; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |