Resumo:
O acelerado processo de transformação dos negócios gera uma necessidade crescente de atualização e criação de novos conhecimentos, onde a capacidade de aprender de forma ágil é crucial para o êxito da gestão, promovendo a agilidade de aprendizado como um constructo chave de sucesso para a organizações. Esta dissertação se insere no campo de estudos da agilidade de aprendizado e seu objetivo é compreender a relação entre a agilidade de aprendizado, a inovação e o ambiente organizacional em uma Instituição Educacional do Sistema S. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com método misto, com a utilização de pesquisa quantitativa, grupo focal e análise documental. A pesquisa foi realizada com 80 líderes e utilizou dados oriundos do sistema de gestão da Instituição para as análises do clima e cultura organizacional. Os resultados demonstram que o ambiente organizacional, nos aspectos de clima e cultura, está relacionado com a agilidade de aprendizado, e que ambientes que se percebem mais competitivos e humanizados possuem um potencial maior de contribuição para com o desenvolvimento da agilidade de aprendizados das lideranças da Instituição pesquisada.