Autor |
Zapp, Jacqueline dos Santos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2976395741506699; |
Orientador |
Souza, Yeda Swirski de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2454662413132139; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Uma análise sobre a atuação de microempresas locais em marketplaces de plataformas digitais; |
Resumo |
Os avanços tecnológicos impulsionados pela transformação digital das últimas décadas alteraram profundamente a relação entre clientes e empresas. Um dos aspectos centrais desse novo cenário trata da comercialização de produtos e serviços por meio de marketplaces, uma forma de shoppings virtuais. Viabilizados por plataformas digitais, os marketplaces desempenham o papel de intermediários entre compradores e vendedores, transformando comportamento de consumo. Microempresas constituem uma parcela expressiva dos vendedores em marketplaces. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar como marketplaces favorecem ou limitam a atuação de microempresas locais, trazendo à luz fatores que podem ou não influenciar o seu sucesso. A metodologia adotada foi um estudo de casos múltiplos, envolvendo 11 microempresas do setor varejista atuantes em diferentes marketplaces. Os dados coletados revelam os modelos de negócios praticados pelas empresas, o perfil de seus empreendedores, bem como os fatores internos e externos que afetam seu crescimento. Os resultados obtidos indicam que os marketplaces podem ser peças-chave para a inserção das microempresas no mercado digital, contribuindo para sua expansão; embora estas possam enfrentar desafios relacionados à falta de estrutura interna e ao conhecimento técnico necessário para operar no ambiente digital, mesmo quando já possuem alguma experiência no mercado físico tradicional. Por fim, o estudo aponta oportunidades que podem ser estratégicas se melhor exploradas pelos gestores ou proprietários de microempresas que desejam atuar de maneira sustentável e competitiva nestes mercados, promovendo um crescimento seletivo às exigências do mercado digital.; |
Abstract |
The technological advances driven by the digital transformation of recent decades have profoundly altered the relationship between customers and companies. One of the central aspects of this new scenario is the sale of products and services through marketplaces, a form of virtual shopping mall. Made possible by digital platforms, marketplaces play the role of intermediaries between buyers and sellers, transforming consumer behavior. Micro-enterprises make up a significant proportion of sellers on marketplaces. In this context, the general objective of this study is to analyze how marketplaces favor or limit the performance of local micro-enterprises, bringing to light factors that may or may not influence their success. The methodology adopted was a multiple case study involving 11 micro-enterprises in the retail sector operating in different marketplaces. The data collected reveals the business models practiced by the companies, the profile of their entrepreneurs, as well as the internal and external factors that affect their growth. The results obtained indicate that marketplaces can be key players in bringing micro-enterprises into the digital market, contributing to their expansion; although they may face challenges related to the lack of internal structure and technical knowledge needed to operate in the digital environment, even when they already have some experience in the traditional physical market. Finally, the study points to opportunities that could be strategic if better exploited by managers or owners of micro-enterprises who wish to operate sustainably and competitively in these markets, promoting growth that is selective to the demands of the digital market.; |
Palavras-chave |
Marketplace; Plataformas digitais; Varejistas; Microempresas; Empreendedorismo digital; Digital Platforms; Retailers; Small businesses; Digital entrepreneurship; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-11-27; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13549; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |