Resumo:
Os avanços tecnológicos impulsionados pela transformação digital das últimas décadas alteraram profundamente a relação entre clientes e empresas. Um dos aspectos centrais desse novo cenário trata da comercialização de produtos e serviços por meio de marketplaces, uma forma de shoppings virtuais. Viabilizados por plataformas digitais, os marketplaces desempenham o papel de intermediários entre compradores e vendedores, transformando comportamento de consumo. Microempresas constituem uma parcela expressiva dos vendedores em marketplaces. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar como marketplaces favorecem ou limitam a atuação de microempresas locais, trazendo à luz fatores que podem ou não influenciar o seu sucesso. A metodologia adotada foi um estudo de casos múltiplos, envolvendo 11 microempresas do setor varejista atuantes em diferentes marketplaces. Os dados coletados revelam os modelos de negócios praticados pelas empresas, o perfil de seus empreendedores, bem como os fatores internos e externos que afetam seu crescimento. Os resultados obtidos indicam que os marketplaces podem ser peças-chave para a inserção das microempresas no mercado digital, contribuindo para sua expansão; embora estas possam enfrentar desafios relacionados à falta de estrutura interna e ao conhecimento técnico necessário para operar no ambiente digital, mesmo quando já possuem alguma experiência no mercado físico tradicional. Por fim, o estudo aponta oportunidades que podem ser estratégicas se melhor exploradas pelos gestores ou proprietários de microempresas que desejam atuar de maneira sustentável e competitiva nestes mercados, promovendo um crescimento seletivo às exigências do mercado digital.