Autor |
Pravitz, Francine Barbosa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7463220443286135; |
Orientador |
Milan, Gabriel Sperandio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1063672354605352; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Alternativas para o aumento da eficácia do processo de capacitação de novos funcionários de uma instituição bancária; |
Resumo |
A necessidade de programas eficazes de capacitação profissional são cada vez mais relevantes. O panorama das instituições bancárias no Brasil revela um setor robusto e em constante transformação, desempenhando um papel crucial na economia nacional. A intensa concorrência e a diversidade das instituições financeiras impulsionam uma busca incessante por inovação e eficiência, evidenciando a necessidade de qualificação e aprimoramento contínuos dos funcionários. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi o de propor alternativas para potencializar o aumento da eficácia do processo de capacitação de novos funcionários da Instituição bancária em estudo. Com base nisso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de
entrevistas individuais em profundidade com uma abordagem semiestruturada, com
profissionais da área de gestão, funcionários da área operacional e do Setor de Recursos Humanos da Instituição. Ao todo, foram entrevistados treze profissionais. A análise de dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. A pesquisa revela que a eficácia de um programa de capacitação está diretamente relacionada ao perfil de aprendizado de cada novo funcionário. Além disso, destaca-se a necessidade de revisões contínuas no programa para alcançar os resultados esperados. Por fim, o estudo aponta que a falta de clareza e a ausência de padronização nas atividades podem comprometer o sucesso dos programas de capacitação.; |
Abstract |
In a constantly evolving world, the need for effective training and development programs has never been more urgent. The landscape of banking institutions in Brazil reveals a robust and ever-transforming sector, playing a crucial role in the national economy. The intense competition and diversity among financial institutions drive an incessant quest for innovation and efficiency, highlighting the necessity for ongoing qualification and improvement of employees. This study aims to propose alternatives to enhance the effectiveness of the training process for new employees at the banking institution under study. Based on this, qualitative research of an exploratory nature will be carried out, operationalized by means in-depth individual interviews with a semi-structured approach, with management professionals, operational area employees and of the Institution’s Human Resources Sector. Data analysis will be carried out based on content analysis. The research reveals that the effectiveness of a training program is directly linked to the learning profile of each new employee. Additionally, it emphasizes the need for continuous revisions to the program to achieve the desired outcomes. Finally, the study points out that the lack of clarity and the absence of standardization in activities can compromise the
success of training programs.; |
Palavras-chave |
Capacitação de funcionários; Qualidade no atendimento aos clientes; Operações em serviços; Desempenho profissional; Serviços financeiros; Employee training; Quality in customer service; Service operations; Professional performance; Financial services; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-12-17; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13533; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |