Resumen:
A necessidade de programas eficazes de capacitação profissional são cada vez mais relevantes. O panorama das instituições bancárias no Brasil revela um setor robusto e em constante transformação, desempenhando um papel crucial na economia nacional. A intensa concorrência e a diversidade das instituições financeiras impulsionam uma busca incessante por inovação e eficiência, evidenciando a necessidade de qualificação e aprimoramento contínuos dos funcionários. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi o de propor alternativas para potencializar o aumento da eficácia do processo de capacitação de novos funcionários da Instituição bancária em estudo. Com base nisso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de
entrevistas individuais em profundidade com uma abordagem semiestruturada, com
profissionais da área de gestão, funcionários da área operacional e do Setor de Recursos Humanos da Instituição. Ao todo, foram entrevistados treze profissionais. A análise de dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. A pesquisa revela que a eficácia de um programa de capacitação está diretamente relacionada ao perfil de aprendizado de cada novo funcionário. Além disso, destaca-se a necessidade de revisões contínuas no programa para alcançar os resultados esperados. Por fim, o estudo aponta que a falta de clareza e a ausência de padronização nas atividades podem comprometer o sucesso dos programas de capacitação.