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“E aí, google, como que faz?”: das lógicas algorítmicas racializadas no motor de buscas aos sentidos postos em circulação por atores sociais em redes sócio-digitais

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Autor Martins, William Gonçalves Lima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3536828125730098;
Orientador Rosa, Ana Paula da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2166615059295438;
Co-orientador Ferreira, Jairo Getulio;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8243334414084240;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “E aí, google, como que faz?”: das lógicas algorítmicas racializadas no motor de buscas aos sentidos postos em circulação por atores sociais em redes sócio-digitais;
Resumo Os algoritmos da cultura (Ferreira, 2020) são agenciadores de experiências mentais materializadas na cultura, destacando-se as lógicas de racialização, operacionalizadas pela branquitude (Bento, 2002; Campos, 2023; Cardoso, 2011; Ramos, 1995; Schucman, 2020), e as lógicas de resistência afro-referenciadas, que surgem como respostas ao racismo presente na sociedade. A midiatização como processo interacional de referência (Braga, 2006) reconfigurou as interações sociais, ampliando espaços discursivos, mas também propiciou novas formas de opressões raciais, como aquelas produzidas e reproduzidas no ambiente online por algoritmos digitais. Diante disso, esta dissertação tem por objetivo investigar as lógicas algorítmicas instaladas na cultura e nos meios digitais, na perspectiva da midiatização, a partir da circulação de sentidos como zona de tensionamentos ou reificação de lógicas estigmatizantes e racializadas presentes no espaço público. A construção do caso de pesquisa foi elaborada a partir de episódios de entrega de resultados de busca racializados retirados do motor de buscas do Google. A pesquisa está referenciada no método abdutivo (Ferreira, 2012) e utiliza como metodologia o estudo de caso midiatizado (Weschenfelder, 2020). Os casos de racismo algorítmico presentes no motor de buscas do Google são mobilizadores de hipóteses, produzindo questionamentos sobre as formas de produção de sentidos gerados pelas lógicas algorítmicas do motor de buscas do Google, a partir da entrega de resultados de pesquisa racializados e postos em circulação midiática, acionam circuitos afro-referenciados, inscritos em diferentes plataformas digitais, e meios jornalísticos? Como os circuitos afro-referenciados e os meios jornalísticos tensionam o Google para a alteração destes resultados? A circulação de sentidos (Fausto Neto, 2013; Ferreira, 2013; Rosa, 2019) expõe práticas de resistência a estas opressões raciais produzidas no Google por vieses raciais incorporados aos algoritmos digitais, sendo a circulação um processo de produção de valores sociais (Rosa, 2019). Em vista disso, a midiatização em conjunto com as ações históricas dos movimentos negros como agentes educadores e políticos (Gomes, 2019), foi central para que emergisse iniciativas pulverizadas de letramento racial na sociedade. A partir disso, a configuração de circuitos afro-referenciados se interpõe, oferecendo resistências, denunciando lógicas de racialização nas plataformas digitais como resposta social de enfrentamento às instituições midiáticas promotoras de lógicas algorítmicas racializadas.;
Abstract The algorithms of culture (Ferreira, 2020) are agents of mental experiences materialized in culture, highlighting the logics of racialization, operationalized by branquitude (Bento, 2002; Campos, 2023; Cardoso, 2011; Ramos, 1995; Schucman, 2020) , and the Afro-referenced logics of resistance, which emerge as responses to the racism present in society. Mediatization as a reference interactional process (Braga, 2006) reconfigured social interactions, expanding discursive spaces, but also provided new forms of racial oppression, such as those produced and reproduced in the online environment by digital algorithms. Given this, this dissertation aims to investigate the algorithmic logics installed in culture and digital media, from the perspective of mediatization, based on the circulation of meanings as a space for tension or reification of stigmatizing and racialized logics present in public space. The construction of the research case was developed based on episodes of delivery of racialized search results taken from the Google search engine. The research is based on the abductive method (Ferreira, 2012) and uses the mediatized case study as a methodology (Weschenfelder, 2020). The cases of algorithmic racism present in the Google search engine are mobilizing hypotheses, producing questions such as how the production of meanings generated by the algorithmic logics of the Google search engine, based on the delivery of racialized search results and put into question media circulation, activate Afro-referenced circuits, registered on different digital platforms, and journalistic media? How do Afro-referenced circuits and journalistic media pressure Google to change these results? The circulation of meanings (Fausto Neto, 2013; Ferreira, 2013; Rosa, 2019) exposes practices of resistance to these racial oppressions produced on Google by racial biases instilled in digital algorithms, with circulation promoting social values (Rosa, 2019). In view of this, the mediatization process, together with the historical actions of black movements as educational and political agents (Gomes, 2019), was central to the emergence of widespread racial literacy initiatives in society. From this, the configuration of Afro-referenced circuits has resistance and denunciation of racialization logics on digital platforms as a social response to confront media institutions that promote racialized algorithmic logics.;
Palavras-chave Midiatização; Racismo; Algoritmos; Lógicas da cultura; Circuitos afro-referenciados; Mediatization; Racism; Algorithms; Logics of culture; Afro-referenced circuits;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-09-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13492;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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