Autor |
Oliveira, Djeine Murussi; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8523975533611288; |
Orientador |
Fronza, Cátia de Azevedo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8861465576589134; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Bolsa Pe. Theobaldo Frantz); |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Café literário: leitura crítica e protagonismo no Ensino Médio; |
Resumo |
A literatura está presente na vida das pessoas desde o seu nascimento, através das cantigas de ninar ou da leitura de livros infantis clássicos. A isso damos o nome de letramento literário. As novas tecnologias, por sua vez, ampliaram as formas de acesso à leitura, levando a mudanças no campo do letramento literário. Dito isso, neste trabalho, o foco está sobre estratégias de letramento literário para os estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, em duas escolas públicas, localizadas em um município da região metropolitana do Rio Grande do Sul. A atenção a este tema justifica-se pela necessidade de se pensarem metodologias que envolvam os discentes e despertem o prazer pela leitura tornando-os leitores críticos e com visão de mundo mais ampla. Nesse sentido, coloca-se a prática do Café Literário, uma metodologia que situa o estudante como protagonista de suas escolhas literárias, enquanto o professor é o orientador e o observador do processo. O objetivo geral da pesquisa é, portanto, apresentar e desenvolver, no escopo do Café Literário, uma prática de letramento literário para o ensino de Literatura nas escolas. Quanto aos objetivos específicos, temos: i) apresentar e embasar o Café Literário, identificando as etapas a serem realizadas dentro e fora da sala de aula; ii) identificar e analisar as impressões dos alunos sobre suas práticas de leitura, a partir de suas experiências de leitura literária, em uma roda de conversa; iii) potencializar o papel da Literatura na escola para promover o protagonismo a criticidade e a autonomia do aluno na sociedade; iv) promover o desenvolvimento de estratégias de leitura, por meio do Café Literário, a fim de que alcancem outras turmas de outras escolas, aumentando assim a perspectiva de formar estudantes-leitores. Para o alcance desses objetivos, os dados foram gerados a partir de uma roda de conversa com estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio das escolas participantes desta pesquisa. Como base teórica, entre outros, consideram-se Cosson (2006, 2009), Machado (2019), Candido (2011), Souza (2020), Thewes (2021), que sustentam a ideia da relação entre letramento literário na formação integral do estudante, enquanto indivíduo inserido no ambiente letrado e social. Os dados analisados possibilitaram respostas favoráveis ao
questionamento sobre o papel do Café Literário, como proposta de letramento literário,
considerando o projeto em si, as experiências de leitura dos estudantes e a abrangência e o alcance das atividades realizadas. Acredita-se, que, por meio desta pesquisa, seja possível contribuir com mais reflexões e dados sobre a importância do letramento literário como uma das frentes de ações da escola para que o interesse e o hábito de leitura sejam constantes por parte dos alunos, tornando-os leitores críticos e protagonistas de seu processo de letramento.; |
Abstract |
Literature has been present in people's lives since birth, through lullabies or reading classic children's books. We call this literary literacy. New technologies, in turn, have broadened the forms of access to reading, resulting in changes in the field of literary literacy. That said, this paper focuses on literary literacy strategies for students in the first and second grade of high school, in two public schools located in a town in the metropolitan region of Rio Grande do Sul, Brazil. Attention to this topic is justified by the need to think about methodologies that involve students and awaken their pleasure in reading, turning them into critical readers with a more comprehensive view of the world. In this sense, the Literary Café is proposed as a methodology that places the student as the protagonist of their literary choices, while the teacher guides and observes the process. The objective of this research is therefore to present and develop, within the scope of the Literary Café, a literary literacy practice for teaching literature in schools. As for the specific objectives, we have i) to present and ground the Literary Café, identifying the stages to be carried out inside and outside the classroom; ii) to identify and analyze the students' impressions of their reading practices, based on their literary reading experiences, in a dialogue circle; iii) to enhance the role of Literature in school to promote the student's protagonism, criticality and autonomy in society; iv) to promote the development of reading strategies, through the Literary Café, so that they reach other school groups, thus increasing the perspective of forming student-readers. In order to achieve these objectives, the data was generated from a dialogue circle with students from the 1st and 2nd grades of secondary school at the schools participating in this research. The theoretical basis, among others, includes Cosson (2006, 2009), Machado (2019), Candido (2011), Souza (2020), Thewes (2021), who support the idea of the relationship between literary literacy in the integral formation of the student, as an individual inserted in the literate and social environment. The data analyzed provided favorable answers to the question about the role of Café Literário as a literary literacy proposal, considering the project itself, the students' reading experiences and the scope and reach of the activities carried out. It is expected that, through this research, it is possible to contribute with more reflections and data about the importance of literary literacy as one of the areas of action taken by the school to encourage a constant interest and habit of reading on the part of the students, making them critical readers and protagonists of their literacy process.; |
Palavras-chave |
Literatura; Café literário; Letramento literário; Protagonismo discente; Literature; Literary café; Literary literacy; Student protagonism; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Linguística, Letras e Artes::Linguística Aplicada; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-29; |
Agência de fomento |
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13476; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |