Abstract:
A literatura está presente na vida das pessoas desde o seu nascimento, através das cantigas de ninar ou da leitura de livros infantis clássicos. A isso damos o nome de letramento literário. As novas tecnologias, por sua vez, ampliaram as formas de acesso à leitura, levando a mudanças no campo do letramento literário. Dito isso, neste trabalho, o foco está sobre estratégias de letramento literário para os estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, em duas escolas públicas, localizadas em um município da região metropolitana do Rio Grande do Sul. A atenção a este tema justifica-se pela necessidade de se pensarem metodologias que envolvam os discentes e despertem o prazer pela leitura tornando-os leitores críticos e com visão de mundo mais ampla. Nesse sentido, coloca-se a prática do Café Literário, uma metodologia que situa o estudante como protagonista de suas escolhas literárias, enquanto o professor é o orientador e o observador do processo. O objetivo geral da pesquisa é, portanto, apresentar e desenvolver, no escopo do Café Literário, uma prática de letramento literário para o ensino de Literatura nas escolas. Quanto aos objetivos específicos, temos: i) apresentar e embasar o Café Literário, identificando as etapas a serem realizadas dentro e fora da sala de aula; ii) identificar e analisar as impressões dos alunos sobre suas práticas de leitura, a partir de suas experiências de leitura literária, em uma roda de conversa; iii) potencializar o papel da Literatura na escola para promover o protagonismo a criticidade e a autonomia do aluno na sociedade; iv) promover o desenvolvimento de estratégias de leitura, por meio do Café Literário, a fim de que alcancem outras turmas de outras escolas, aumentando assim a perspectiva de formar estudantes-leitores. Para o alcance desses objetivos, os dados foram gerados a partir de uma roda de conversa com estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio das escolas participantes desta pesquisa. Como base teórica, entre outros, consideram-se Cosson (2006, 2009), Machado (2019), Candido (2011), Souza (2020), Thewes (2021), que sustentam a ideia da relação entre letramento literário na formação integral do estudante, enquanto indivíduo inserido no ambiente letrado e social. Os dados analisados possibilitaram respostas favoráveis ao
questionamento sobre o papel do Café Literário, como proposta de letramento literário,
considerando o projeto em si, as experiências de leitura dos estudantes e a abrangência e o alcance das atividades realizadas. Acredita-se, que, por meio desta pesquisa, seja possível contribuir com mais reflexões e dados sobre a importância do letramento literário como uma das frentes de ações da escola para que o interesse e o hábito de leitura sejam constantes por parte dos alunos, tornando-os leitores críticos e protagonistas de seu processo de letramento.