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Proposta de um guia orientativo para a avaliação do investimento social privado: estudo exploratório sobre os critérios que mobilizam a tomada de decisão das empresas investidoras

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Autor Antonini, Lisângela da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3221853480199342;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Proposta de um guia orientativo para a avaliação do investimento social privado: estudo exploratório sobre os critérios que mobilizam a tomada de decisão das empresas investidoras;
Resumo Os negócios alinhados a um propósito sustentável são movidos por uma missão maior do que apenas o lucro. Por meio de projetos ou ações sociais alinhadas à estratégia organizacional, as empresas buscam apoiar nas soluções e inovações que ajudem a resolver problemas globais como a pobreza, a desigualdade social, as mudanças climáticas e a degradação ambiental. Nesse sentido, as empresas que conseguem demonstrar um compromisso legítimo com a responsabilidade social e ambiental, fortalecem sua identidade institucional e sua reputação perante o mercado e seus stakeholders, além de atrair e fidelizar clientes e talentos alinhados com seus valores. (Carroll, 1999; Milani Filho, 2008). Diante disso, esse estudo teve como objetivo geral identificar quais os critérios relevantes e que são geradores de valor para as empresas que promovem Investimento Social Privado. Essa pesquisa caracterizou-se como qualitativa de abordagem fenomenológica, por meio de uma pesquisa de campo com delineamento exploratório e descritivo com duas unidades de pesquisa. Foram entrevistados 10 participantes, sendo representantes de empresas e especialistas no tema. O estudo também apresenta recomendações práticas como Tomada de decisão, Efetividade do investimento, Transparência e prestação de contas, Aprendizado e melhoria contínua, Articulação e colaboração e Agregação de valor e Impacto social por meio do guia orientativo proposto como ferramenta tecnológica às empresas que realizam investimento social privado.;
Abstract Businesses aligned with a sustainable purpose are driven by a greater mission than just profit. Through projects or social actions aligned with the organizational strategy, companies seek to support solutions and innovations that help solve global problems such as poverty, social inequality, climate change and environmental degradation. In this sense, companies that manage to demonstrate a legitimate commitment to social and environmental responsibility strengthen their institutional identity and their reputation in the market and their stakeholders, in addition to attracting and retaining customers and talents aligned with their values. (Carroll, 1999; Milani Filho, 2008). Therefore, this study had the general objective of identifying which criteria are relevant and which generate value for companies that promote Private Social Investment. This research was characterized as qualitative with a phenomenological approach, through field research with an exploratory and descriptive design with two research units. 10 participants were interviewed, including company representatives and experts on the topic. The study also presents practical recommendations such as Decision making, Investment effectiveness, Transparency and accountability, Learning and continuous improvement, Articulation and collaboration and Adding value and social impact through the guidance proposed as a technological tool for companies that carry out investment private social.;
Palavras-chave Responsabilidade social corporativa; Impacto social; Investimento social privado; Corporate social responsibility; Social impact; Private social investment;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-10-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13466;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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