Resumen:
Os negócios alinhados a um propósito sustentável são movidos por uma missão maior do que apenas o lucro. Por meio de projetos ou ações sociais alinhadas à estratégia organizacional, as empresas buscam apoiar nas soluções e inovações que ajudem a resolver problemas globais como a pobreza, a desigualdade social, as mudanças climáticas e a degradação ambiental. Nesse sentido, as empresas que conseguem demonstrar um compromisso legítimo com a responsabilidade social e ambiental, fortalecem sua identidade institucional e sua reputação perante o mercado e seus stakeholders, além de atrair e fidelizar clientes e talentos alinhados com seus valores. (Carroll, 1999; Milani Filho, 2008). Diante disso, esse estudo teve como objetivo geral identificar quais os critérios relevantes e que são geradores de valor para as empresas que promovem Investimento Social Privado. Essa pesquisa caracterizou-se como qualitativa de abordagem fenomenológica, por meio de uma pesquisa de campo com delineamento exploratório e descritivo com duas unidades de pesquisa. Foram entrevistados 10 participantes, sendo representantes de empresas e especialistas no tema. O estudo também apresenta recomendações práticas como Tomada de decisão, Efetividade do investimento, Transparência e prestação de contas, Aprendizado e melhoria contínua, Articulação e colaboração e Agregação de valor e Impacto social por meio do guia orientativo proposto como ferramenta tecnológica às empresas que realizam investimento social privado.