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Storytelling como estratégia a partir da perspectiva do design emocional

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Autor Cypriano, Eduardo da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7243263170215359;
Orientador Costa, Filipe Campelo Xavier da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Storytelling como estratégia a partir da perspectiva do design emocional;
Resumo Contar histórias é um dos meios mais naturais de compartilhar informação, e isso é tão antigo quanto a própria espécie humana. Enquanto seres humanos, nós pensamos em estruturas narrativas e principalmente nos recordamos de acontecimentos em formato de história. Além de puro registro e construção, quando adicionada uma certa dose de emoção, as histórias demonstraram também ter um grande poder de provocar impactos emocionais em quem as recebe, desde que contadas da maneira adequada. Diante disso, foi constatada a existência de uma possível conexão entre a contação de histórias e o campo do design emocional, âmbito do design que se interessa pela prática de projetar com o objetivo explícito de provocar ou evitar certas emoções no seu público. Para investigar essa conexão, propõe-se este estudo, situado no recorte de mercado do setor cervejeiro. Para isso, além da realização de investigações teóricas acerca dos dois elementos principais do trabalho, foi estruturada uma pesquisa de campo de natureza aplicada, sob uma abordagem qualitativa, dividida em quatro eixos principais. O primeiro eixo investiga as relações emocionais do público com o consumo de bebidas alcoólicas e, mais especificamente, da cerveja, gerando uma matriz emocional sob a qual se projetar. O segundo eixo faz uso de um estudo de caso, utilizando o conteúdo de uma cervejaria real para projetar um storytelling que faça uso da emoção resultante na investigação do eixo anterior. A partir dessa realização, o terceiro eixo da pesquisa se ocupa de colocar à teste a narrativa de marca construída, a fim de verificar as reações emocionais obtidas com a prática para, por fim, no quarto e último eixo do trabalho, realizar uma discussão dos resultados obtidos pela pesquisa até então e encaminhar direcionamentos projetuais a partir disso. Os achados desta pesquisa levaram a indicação de novas abordagens projetuais fazendo uso do storytelling, a partir da perspectiva do design emocional, em experiências de consumo propostas por marcas do setor cervejeiro, buscando estabelecer novas conexões emocionais com o seu público.;
Abstract Telling stories is one of the most natural ways to share information, and it is as old as the human species itself. As human beings, we think in narrative structures and primarily remember events in story format. Beyond mere recording and construction of information, when a certain amount of emotion is added, stories have also shown to have a great power to provoke emotional impacts on those who receive them, as long as they are told in the right way. Given this, it was found that there is a possible connection between storytelling and the field of emotional design, a design discipline interested in the practice of designing with the explicit objective of provoking or avoiding certain emotions in its audience. To investigate this connection, this study is proposed, situated in the market segment of the brewing sector. To achieve this, in addition to conducting theoretical investigations on the two main elements of the work, a field research of an applied nature was structured, with a qualitative approach, divided into four main sections. The first section investigates the emotional relationships between an audience and the consumption of alcoholic beverages and, more specifically, beer, generating an emotional matrix upon which to design. The second section employs a case study, using the content of a real brewery to design a storytelling that makes use of the emotion resulting from the investigation of the previous section. Based on this, the third section of this research focuses on testing the constructed brand narrative to verify the emotional reactions obtained from the practice, and finally, in the fourth and last section of this paper, discusses the results obtained from the research up to this point and provides design directions based on this. The findings of this research led to the recommendation of new design approaches, utilizing storytelling from the perspective of emotional design in consumer experiences proposed by brewing sector brands, aiming to establish new emotional connections with their audience.;
Palavras-chave Storytelling; Design emocional; Histórias; Emoção; Setor cervejeiro; Emotional design; Stories; Emotion; Brewing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-08-30;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13425;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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