Resumo:
Contar histórias é um dos meios mais naturais de compartilhar informação, e isso é tão antigo quanto a própria espécie humana. Enquanto seres humanos, nós pensamos em estruturas narrativas e principalmente nos recordamos de acontecimentos em formato de história. Além de puro registro e construção, quando adicionada uma certa dose de emoção, as histórias demonstraram também ter um grande poder de provocar impactos emocionais em quem as recebe, desde que contadas da maneira adequada. Diante disso, foi constatada a existência de uma possível conexão entre a contação de histórias e o campo do design emocional, âmbito do design que se interessa pela prática de projetar com o objetivo explícito de provocar ou evitar certas emoções no seu público. Para investigar essa conexão, propõe-se este estudo, situado no recorte de mercado do setor cervejeiro. Para isso, além da realização de investigações teóricas acerca dos dois elementos principais do trabalho, foi estruturada uma pesquisa de campo de natureza aplicada, sob uma abordagem qualitativa, dividida em quatro eixos principais. O primeiro eixo investiga as relações emocionais do público com o consumo de bebidas alcoólicas e, mais especificamente, da cerveja, gerando uma matriz emocional sob a qual se projetar. O segundo eixo faz uso de um estudo de caso, utilizando o conteúdo de uma cervejaria real para projetar um storytelling que faça uso da emoção resultante na investigação do eixo anterior. A partir dessa realização, o terceiro eixo da pesquisa se ocupa de colocar à teste a narrativa de marca construída, a fim de verificar as reações emocionais obtidas com a prática para, por fim, no quarto e último eixo do trabalho, realizar uma discussão dos resultados obtidos pela pesquisa até então e encaminhar direcionamentos projetuais a partir disso. Os achados desta pesquisa levaram a indicação de novas abordagens projetuais fazendo uso do storytelling, a partir da perspectiva do design emocional, em experiências de consumo propostas por marcas do setor cervejeiro, buscando estabelecer novas conexões emocionais com o seu público.