Resumo:
Esta tese investiga as representatividades comunicativas do Papa Francisco e suas experimentações interacionais nas dinâmicas da circulação midiática. O estudo é conduzido no contexto da midiatização, um ambiente composto por uma diversidade de lógicas midiáticas-interativas que transformam e reconfiguram o modo como tudo e todos vivem em sociedade. Por essa razão, a inquietação de pesquisa localiza-se em identificar as representatividades comunicativas, sobretudo simbólicas, intrínsecas ao cargo de papa, mas que são particulares ao modo como Francisco lidera e governa a Igreja Católica. Seu modo de governar, em algumas situações, beira a experimentação comparado àquilo que já está consolidado nos modos de ser da instituição. A partir do que o papa diz e faz, elabora-se o problema de pesquisa: como as representatividades comunicativas do Papa Francisco mobilizam as experimentações interacionais na relação entre os participantes, os sistemas e o ambiente? De que forma o conjunto de afetações dessa relação aciona lógicas de circuitagem? Portanto, através de múltiplos casos de circulação, o objetivo é compreender como essas representatividades são acionadas quando observamos as interações em dinâmicas de circulação. O caso de investigação é composto por três casos distintos: 1) União civil de homossexuais, que relaciona uma questão doutrinária a um problema interno da Igreja, refletindo na sociedade; 2) Sínodo da Sinodalidade, que trata da estrutura e organização interna da Igreja Católica, gerando problemas hierárquicos com a “partilha de poder”; e 3) Negociação de paz, que examina a participação do Papa na tentativa de mediar a guerra entre Rússia e Ucrânia, destacando a diplomacia da Igreja em um cenário de chaga social. Este estudo examina as situações específicas de cada um dos casos individuais, para compreender como a agonística potencializa as experimentações comunicativas que são originadas na tensão entre o que é normativo à instituição em que se inscreve o papa e aquilo que é experimental. Articulando as transversalidades dos casos individuais com as discussões teóricas referentes às lógicas dos circuitos midiáticos, às representatividades comunicativas em circulação de um espaço de valor e à relação entre sistemas e ambiente, foi possível identificar que: 1) a reverberação dos acontecimentos que envolvem o Papa Francisco já nos chega a partir de construções midiáticas e numa teia de sentidos e afetações; 2) a presença do papa inclui participações representativas e/ou simbólicas que extrapolam o exclusivo lugar de líder do catolicismo; e 3) as afetações que são consequências dos circuitos midiáticos é o que volta a alimentar esses circuitos, porém, com outras camadas de significação e afetações. Portanto, identificamos que as três processualidades desenham os movimentos da circuitagem, cuja retroalimentação não é uniforme nem previamente estabelecida, mas se manifesta à sua maneira conforme dinâmicas da circulação.