Autor |
Silva, Flóra Simon da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7223886228265852; |
Orientador |
Lopes, Tiago Ricciardi Correa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5596822950536203; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Monstruosidades contemporâneas em Castle Rock: audiovisualidades monstruosas nas plataformas e mídias sociais; |
Resumo |
Esta tese investiga como movimentos tecnoculturais entre plataformas, mídias sociais e usuários atualizam as monstruosidades audiovisuais em suas materialidades, tomando a série Castle Rock de Stephen King e J.J. Abrams como corpus da pesquisa. A análise inicial da série revela que suas monstruosidades se atualizam em outras materialidades digitais, transcendendo os limites da narrativa original. Dessa forma, a pesquisa visa compreender fenômenos comunicacionais, destacando a importância de olhar as particularidades que revelam aspectos macro desses fenômenos. Propõe, portanto, uma análise que ultrapassa a especificidade do produto audiovisual para entender processos midiáticos mais amplos, conectando micro e macrofenômenos na construção social coletiva a partir das técnicas e estéticas que se manifestam e se perpetuam em diferentes formatos e dispositivos, relacionando conceitos de memória, ações do usuário e imagem técnica. Observando como as monstruosidades presentes na narrativa da série se espalham para outros espaços digitais, utilizamos o conceito de dialética da imagem de Didi-Huberman (1998), a fim de entender como essas monstruosidades audiovisuais se manifestam nas comunicações via plataformas e mídias sociais, formando o que denominamos "audiovisualidades monstruosas". Para identificar o corpus da pesquisa, utilizamos a abordagem metodológica que envolve a flânerie e a cartografia. A flânerie, inspirada por Benjamin (2009) e aplicada no contexto digital, permitiu explorar plataformas de streaming como um flâneur, observando e sendo afetada pelas diversas representações de monstros em filmes e séries. Com base nesses movimentos metodológicos iniciais e na escolha do corpus, a pesquisa seguiu para outros espaços digitais a partir das coleções de sentidos monstruosos da série, voltando-se para as plataformas e mídias sociais onde encontramos aspectos monstruosos dialéticos à série, segundo a metodologia das molduras (KILPP, 2002), considerando suas implicações tecno-estéticas, sociais e políticas dentro da tecnocultura contemporânea. A investigação revelou que as plataformas digitais e mídias sociais são espaços onde essas monstruosidades se atualizam, refletindo aspectos sociais e políticos da tecnocultura de nossa época. Ao explorar as janelas virtuais, a pesquisa destacou como os monstros se manifestam através das plataformas e ações dos usuários, demonstrando sentidos dialéticos com as monstruosidades audiovisuais da série Castle Rock.; |
Abstract |
This thesis investigates how technocultural movements between platforms, social media, and users update audiovisual monstrosities in their materialities, using the series Castle Rock by Stephen King and J.J. Abrams as the research corpus. The initial analysis of the series reveals that its monstrosities are updated in other digital materialities, transcending the boundaries of the original narrative. Therefore, the research aims to understand communicational phenomena, highlighting the importance of examining the particularities that reveal macro aspects of these phenomena. It proposes an analysis that goes beyond the specificity of the audiovisual product to understand broader media processes, connecting micro and macro phenomena in the collective social construction through techniques and aesthetics that manifest and perpetuate in different formats and devices, relating concepts of memory, user actions, and technical images. By observing how the monstrosities present in the series' narrative spread to other digital spaces, we use Didi-Huberman's (1998) concept of the dialectics of the image to understand how these audiovisual monstrosities manifest in communications via platforms and social media, forming what we call "monstrous audiovisualities." To identify the research corpus, we employed a methodological approach that involves flânerie and cartography. Flânerie, inspired by Benjamin (2009) and applied in the digital context, allowed us to explore streaming platforms like a flâneur, observing and being affected by the various representations of monsters in films and series. Based on these initial methodological movements and the choice of the corpus, the research ventured into other digital spaces, following the collections of monstrous meanings from the series, focusing on platforms and social media where we found dialectical monstrous aspects related to the series, according to the frame methodology (KILPP, 2002), considering its techno-aesthetic, social, and political implications within contemporary technoculture. The investigation revealed that digital platforms and social media are spaces where these monstrosities are updated, reflecting social and political aspects of our era's technoculture. By exploring virtual windows, the research highlighted how monsters manifest through platforms and user actions, demonstrating dialectical meanings with the audiovisual monstrosities of the Castle Rock series.; |
Palavras-chave |
Monstruosidades; Tecnocultura; Plataformas; Castle Rock; Stephen King; Monstrosities; Technoculture; Platforms; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-10-04; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13358; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |