Autor |
Coelho, Fabiano Simões; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0814217251695373; |
Orientador |
Macagnan, Clea Beatriz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4140381928037602; |
Co-orientador |
Decourt, Roberto Frota; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/8877104687154282; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Análise da percepção da sociedade sobre o preço justo e sua influência nas decisões de precificação das firmas em tempos de crise; |
Resumo |
Por meio de questionários aplicados em diferentes momentos e situações, os três artigos apresentados nessa tese analisam a percepção da sociedade sobre o preço justo e sua influência sobre as ações das firmas em tempos de pandemia, através das lentes das teorias neoclássicas e institucionais. No primeiro artigo, foram aplicados dois questionários: o primeiro aplicado no Brasil em março de 2020, no início da pandemia da COVID-19, e o segundo aplicado em agosto de 2020, quando os efeitos da pandemia eram mais conhecidos. No segundo e terceiro artigos, foi aplicado questionário para moradores do Rio Grande do Sul e moradores de outras localidades durante o desastre climático ocorrido no Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024. Os artigos sugerem que, dependendo do arranjo institucional e dependendo da época em que o questionário é aplicado, as sociedades têm diferentes percepções sobre preço justo incluindo o anseio dos consumidores em punir as firmas que não respeitam as regras informais da sociedade. Juntos, os artigos fornecem evidências de que a sociedade, através de regras informais, desempenha um papel fundamental na influência das ações das firmas. Por fim, as análises sugerem que a teoria institucional produz melhores interpretações do comportamento da sociedade no que diz respeito à sua percepção de preço justo. Esse entendimento poderá contribuir para que as firmas tomem decisões mais assertivas, mitigando possíveis riscos que afetam sua marca e seus resultados.; |
Abstract |
Using questionnaires applied at different times and situations, the three articles presented in this thesis analyze society’s perception of fair price and its influence on firms’ actions in times of pandemic, through the lens of neoclassical and institutional theories. In the first article, two questionnaires were applied: the first applied in Brazil in March 2020, at the beginning of the COVID-19 pandemic, and the second applied in August 2020, when the pandemic’s effects were best known. In the second and third articles, a questionnaire was applied to residents of Rio Grande do Sul and residents of other locations during the climate disaster that occurred in Rio Grande do Sul in April and May 2024. The articles suggest that, depending on the institutional arrangement and depending on the time the questionnaire is applied, societies have different perceptions about fair prices, including consumers' desire to punish firms that do not respect society's informal rules. Together, the articles provide evidence that society, through informal rules, plays a fundamental role in influencing the actions of firms. Finally, the analyses suggest that institutional theory produces better interpretations of society’s behavior regarding its perception of fair price. This understanding could contribute to firms making more assertive decisions by mitigating possible risks that affect their brand and results.; |
Palavras-chave |
Preço justo; Teoria institucional; Teoria neoclássica; Fair price; Institutional theory; Neoclassical theory; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-08-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13349; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |