Abstract:
Por meio de questionários aplicados em diferentes momentos e situações, os três artigos apresentados nessa tese analisam a percepção da sociedade sobre o preço justo e sua influência sobre as ações das firmas em tempos de pandemia, através das lentes das teorias neoclássicas e institucionais. No primeiro artigo, foram aplicados dois questionários: o primeiro aplicado no Brasil em março de 2020, no início da pandemia da COVID-19, e o segundo aplicado em agosto de 2020, quando os efeitos da pandemia eram mais conhecidos. No segundo e terceiro artigos, foi aplicado questionário para moradores do Rio Grande do Sul e moradores de outras localidades durante o desastre climático ocorrido no Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024. Os artigos sugerem que, dependendo do arranjo institucional e dependendo da época em que o questionário é aplicado, as sociedades têm diferentes percepções sobre preço justo incluindo o anseio dos consumidores em punir as firmas que não respeitam as regras informais da sociedade. Juntos, os artigos fornecem evidências de que a sociedade, através de regras informais, desempenha um papel fundamental na influência das ações das firmas. Por fim, as análises sugerem que a teoria institucional produz melhores interpretações do comportamento da sociedade no que diz respeito à sua percepção de preço justo. Esse entendimento poderá contribuir para que as firmas tomem decisões mais assertivas, mitigando possíveis riscos que afetam sua marca e seus resultados.