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As dificuldades para se fazer negócios intra América Latina, sob a ótica da visão baseada nas instituições: uma pesquisa exploratória com executivos de multinacionais

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Autor Smialowski, Francine Fonseca;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5652859505697350;
Orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título As dificuldades para se fazer negócios intra América Latina, sob a ótica da visão baseada nas instituições: uma pesquisa exploratória com executivos de multinacionais;
Resumo A relevância dessa pesquisa está ligada ao fato de explorar uma linha de estudo relacionada ao tema internacionalização, liderança e instituições em um cenário ainda pouco explorado: o cenário de negócios intra América Latina. As primeiras teorias sobre o tema internacionalização se baseavam nas multinacionais pioneiras, geralmente advindas de países industrialmente avançados. Ou seja, a literatura que trata da internacionalização de empresas oriundas de países emergentes é mais recente (Fleury; Fleury, 2012). Corrupção, dificuldades logísticas, excesso de burocracia são alguns dos pontos que dificultam os negócios com os países latinos, corroborando a pontuação desses países no Ranking dos Melhores Para Fazer Negócios do The Economist Intelligence Unit Limited (2023). Os países latinos tiveram uma performance minimamente melhor do que os países do Oriente Médio e África. Neste cenário de negócios, este estudo apresenta, a partir da visão baseada nas instituições, quais são as dificuldades encontradas pelos executivos ao fazerem negócios intra América Latina. Enquanto a Escola Nórdica de Negócios Internacionais aponta uma tendência de as empresas iniciarem seu processo de internacionalização em ambientes mais próximos, para diminuir a incerteza e sentirem-se o menos estrangeiras possível, pode-se observar que o comportamento das empresas intra América Latina nem sempre segue nessa direção. Nesse contexto, a teoria institucional foi percebida como a mais adequada para responder a essa pergunta, por trazer embasamentos não somente das instituições formais, mas também dos aspectos informais desses mercados. O método de pesquisa utilizado foi de uma pesquisa exploratória com executivos de alto escalão em empresas multinacionais com negócios na América Latina. Com base nessas entrevistas, foi possível elencar os pontos de maior dificuldade no desenvolvimento de negócios nesse mercado. Logística, a baixa integração política e econômica entre os países da região e corrupção são algumas das nuances da complexidade desse ecossistema econômico que são comentadas ao longo dessa pesquisa. Também foi possível perceber como esses executivos vêm contornando esse cenário de desafios. Informação essa que pode ser deveras útil para outros executivos ou empresas que pretendem melhorar sua atuação nesses mercados.;
Abstract The relevance of this project is linked to the fact that it explores a line of study releated.to the theme of internationalization, leadership and institutions in a scenario that is still little explored: the scenario of business intra-Latin America. The first theories on the subject internationalization were based on multinationals, general coming from industrially advanced countries. In other words, the literature that deals with internationalization of companies from emerging countries is more recent (Fleury; Fleury, 2012). Corruption, logistical difficulties, excessive bureaucracy are some of the points that make doing business with Latin countries difficult, corroborating to the score of these countries on The Economist Intelligence Unit ranking of better countries to do business with on 2023. Latin countries performed minimally better than countries in the Middle East and Africa. In this scenario, this study aims to understand, from an institution-based perspective, what difficulties executives have faced when doing business intra-Latin America. While the Nordic School of International Business points out a tendency for companies to begin their internationalization process in closer environments to reduce uncertainty and feel as less foreigners as possible, it is possible to observe that the behavior of intra-Latin American companies does not always follow this direction. Institutional theory was perceived as the most appropriate to answer this question as it provides foundations not only from formal institutions, but also informal aspects of this markets. The research method was exploratory research with high level executives of multinational companies doing business in Latin America. Based on these interviews, it was possible to catalogue points of bigger difficulties in the development of business in this market. Logistics, low politic and economic integration between the counties in the region and corruption are some of the nuances of the complexity in this economic ecosystem that are mentioned along this research. It was also possible to perceive how these executives have been circumventing this challenging scenario.;
Palavras-chave Instituições; América Latina; Teoria institucional; Países emergentes; Institutions; Latin America; Institutional theory; Emerging countries;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-10-04;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13331;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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