Abstract:
A relevância dessa pesquisa está ligada ao fato de explorar uma linha de estudo relacionada ao tema internacionalização, liderança e instituições em um cenário ainda pouco explorado: o cenário de negócios intra América Latina. As primeiras teorias sobre o tema internacionalização se baseavam nas multinacionais pioneiras, geralmente advindas de países industrialmente avançados. Ou seja, a literatura que trata da internacionalização de empresas oriundas de países emergentes é mais recente (Fleury; Fleury, 2012). Corrupção, dificuldades logísticas, excesso de burocracia são alguns dos pontos que dificultam os negócios com os países latinos, corroborando a pontuação desses países no Ranking dos Melhores Para Fazer Negócios do The Economist Intelligence Unit Limited (2023). Os países latinos tiveram uma performance minimamente melhor do que os países do Oriente Médio e África. Neste cenário de negócios, este estudo apresenta, a partir da visão baseada nas instituições, quais são as dificuldades encontradas pelos executivos ao fazerem negócios intra América Latina. Enquanto a Escola Nórdica de Negócios Internacionais aponta uma tendência de as empresas iniciarem seu processo de internacionalização em ambientes mais próximos, para diminuir a incerteza e sentirem-se o menos estrangeiras possível, pode-se observar que o comportamento das empresas intra América Latina nem sempre segue nessa direção. Nesse contexto, a teoria institucional foi percebida como a mais adequada para responder a essa pergunta, por trazer embasamentos não somente das instituições formais, mas também dos aspectos informais desses mercados. O método de pesquisa utilizado foi de uma pesquisa exploratória com executivos de alto escalão em empresas multinacionais com negócios na América Latina. Com base nessas entrevistas, foi possível elencar os pontos de maior dificuldade no desenvolvimento de negócios nesse mercado. Logística, a baixa integração política e econômica entre os países da região e corrupção são algumas das nuances da complexidade desse ecossistema econômico que são comentadas ao longo dessa pesquisa. Também foi possível perceber como esses executivos vêm contornando esse cenário de desafios. Informação essa que pode ser deveras útil para outros executivos ou empresas que pretendem melhorar sua atuação nesses mercados.