Autor |
Gouveia, Everton Leopoldino; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5162759526165628; |
Orientador |
Monticelli, Jefferson Marlon; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4655964187026623; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Os centros de serviços compartilhados e seus modelos de negócios: uma revisão sistemática de literatura; |
Resumo |
Na busca constante por melhor performance, as organizações têm sido desafiadas a transformar a maneira como gerenciam suas estratégias corporativas ao longo de suas trajetórias para criarem, distribuírem e capturarem valor nos mercados onde atuam. Desde o início dos anos 2000, o compartilhamento de recursos e capacidades nas áreas de suporte aos negócios tem sido uma das principais missões dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Esse modelo de negócio tem sido mais frequentemente observado em grandes organizações privadas ou públicas e tem alcançado enorme relevância financeira, bem como, administrado centenas de milhares de postos de trabalho. Por meio de uma revisão sistemática da literatura de 2000 até 2023 o objetivo desta pesquisa foi compreender como o modelo de negócios dos CSCs tem criado, entregue e capturado valor na prestação dos seus serviços. Logo, identificou-se como as teorias acadêmicas têm suportado essa evolução, e analisou-se como o conhecimento a respeito dos CSCs tem sido compartilhado. Também levanta uma discussão que diz respeito à escassez de recursos e capacidades nas empresas de menor porte, enquanto o avanço das novas tecnologias de informação gera excedente de capital intelectual nos grandes CSC. Nesse sentido, o principal achado deste estudo foi combinar as reflexões teóricas e práticas para fomentar novas ações multidirecionadas para maximizar o uso do capital intelectual num contexto social e empresarial mais ampliado de modelos de negócios, a fim de criar, entregar e capturar valor quando são estrategicamente gerenciados para gerar vantagens duradouras. Portanto, as principais contribuições deste estudo foram sintetizar a evolução dos CSCs em relação à criação, entrega e captura de valor, mapear como o conhecimento sobre CSC foi compartilhado no mundo entre 2000 e 2023, e levantar uma discussão sobre a maximização da alocação de recursos entre grandes e pequenas empresas por meio da Co criação de valor e ecossistemas de serviços.; |
Abstract |
In the constant search for better performance, organizations have been challenged to transform the way they manage their corporate strategies throughout their trajectories to create, distribute and capture value in the markets where they operate. Since the early 2000s, sharing resources and capabilities in areas of business support has been one of the main missions of the Center for Shared Services Centers (CSC). This business model has been most frequently observed in large private corporations or public organizations, and has achieved enormous financial relevance, as well as managing hundreds of thousands of jobs. Through a systematic review of literature from 2000 to 2023, the objective of this research was to understand how the SSC business model has created, delivered, and captured value in the provision of its services, by knowing how academic theories have supported this evolution, plus analyzing how knowledge about SSCs has been shared, and found a gap regarding the scarcity of resources and capabilities in smaller companies while, for example, there is a surplus of intellectual capital in large SSCs generated by the advancement of new information technologies. In this sense, the greatest ambition of this study was to combine theoretical and practical reflections to foster new multi-directional actions to maximize the use of intellectual capital in a broader social and business context of business models to create, deliver and capture value if strategically managed to generate lasting benefits. The main contributions of this study were, therefore, to synthesize the evolution of SSCs, mapping how knowledge about SSC was shared around the world between 2000 and 2023, and to raise unprecedented discussions about maximizing the allocation of resources between large and small companies through value Co creation and service ecosystems.; |
Palavras-chave |
Centros de serviços compartilhados; Modelos de negócios; Recursos e capacidades; Ecossistemas de serviços; Co criação de valor; Shared services centers; Business models; Resources and capabilities; Service ecossistems; Value cocriation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-07-17; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13330; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |