Resumen:
Na busca constante por melhor performance, as organizações têm sido desafiadas a transformar a maneira como gerenciam suas estratégias corporativas ao longo de suas trajetórias para criarem, distribuírem e capturarem valor nos mercados onde atuam. Desde o início dos anos 2000, o compartilhamento de recursos e capacidades nas áreas de suporte aos negócios tem sido uma das principais missões dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Esse modelo de negócio tem sido mais frequentemente observado em grandes organizações privadas ou públicas e tem alcançado enorme relevância financeira, bem como, administrado centenas de milhares de postos de trabalho. Por meio de uma revisão sistemática da literatura de 2000 até 2023 o objetivo desta pesquisa foi compreender como o modelo de negócios dos CSCs tem criado, entregue e capturado valor na prestação dos seus serviços. Logo, identificou-se como as teorias acadêmicas têm suportado essa evolução, e analisou-se como o conhecimento a respeito dos CSCs tem sido compartilhado. Também levanta uma discussão que diz respeito à escassez de recursos e capacidades nas empresas de menor porte, enquanto o avanço das novas tecnologias de informação gera excedente de capital intelectual nos grandes CSC. Nesse sentido, o principal achado deste estudo foi combinar as reflexões teóricas e práticas para fomentar novas ações multidirecionadas para maximizar o uso do capital intelectual num contexto social e empresarial mais ampliado de modelos de negócios, a fim de criar, entregar e capturar valor quando são estrategicamente gerenciados para gerar vantagens duradouras. Portanto, as principais contribuições deste estudo foram sintetizar a evolução dos CSCs em relação à criação, entrega e captura de valor, mapear como o conhecimento sobre CSC foi compartilhado no mundo entre 2000 e 2023, e levantar uma discussão sobre a maximização da alocação de recursos entre grandes e pequenas empresas por meio da Co criação de valor e ecossistemas de serviços.