Resumo:
As tecnologias digitais têm se integrado rapidamente à vida cotidiana, impactando também a produção de artefatos por meio de sistemas eletrônicos. A fabricação digital, que utiliza meios computacionais para projetar e maquinário controlado por computador para produzir, tem desempenhado papel central nesse processo. Nesse contexto, surgem os Fab Labs, espaços que, alinhados à Cultura Maker, oferecem acesso ao maquinário de fabricação digital ao público em geral. Muitos desses laboratórios estão vinculados a instituições de ensino, sendo classificados como Fab Labs Acadêmicos. Porém, apesar do potencial dos Fab Labs para promoverem a inserção da sociedade na fabricação digital, sua capacidade de impactar a sociedade além da comunidade acadêmica não vem sendo, ainda, plenamente explorada. Considerando que as instituições de ensino superior têm como um de seus princípios a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, os Fab Labs Acadêmicos, ao proporcionarem acesso à Cultura Maker e à fabricação digital, apresentam grande potencial para promoverem essa integração. Nesse sentido, o Design Estratégico, vinculado à Inovação Social e à Inovação de Significado, surge como uma abordagem promissora para explorar esse potencial. A presente pesquisa tem como objetivo propor uma estratégia de design para ressignificar os Fab Labs Acadêmicos, utilizando a inovação orientada pelo design (Design-Driven Innovation) como ferramenta articuladora. A metodologia adotada é qualitativa, fundamentada na abordagem problematizadora do Design Estratégico, com foco nos movimentos de Escutar, Interpretar e Difundir, característicos da Design-Driven Innovation. Na fase de “Escutar”, foram realizadas interações com diversos intérpretes para reunir conhecimento existente sobre o tema. Além disso, dois Fab Labs Acadêmicos, um vinculado a uma instituição pública e outro a uma instituição privada, ambos localizados em Porto Alegre (RS), foram selecionados como campo de estudo. Também foram realizadas entrevistas com intérpretes-chave, workshops de cenários futuros e observações assistemáticas. Na fase de “Interpretar”, foi desenvolvido um conceito de projeto a partir dos sinais captados na fase de escuta. O processo resultou na elaboração de uma Proposta Estratégica de Design para os Fab Labs Acadêmicos, que inclui um instrumento de autoavaliação para que estes possam analisar sua configuração e atuação em relação à indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e às práticas de Inovação Social. Os conceitos-chave dessa proposta são propósito, compartilhamento e rede. Por fim, na fase de “Difundir”, foi apresentado um protótipo da proposta aos Fab Labs envolvidos no estudo. O instrumento de autoavaliação visa a promover o autoconhecimento dos Fab Labs, capacitando-os para buscar sua ressignificação conforme os contextos em que estão inseridos e as dinâmicas da cultura organizacional. A jornada de (re)significação dos Fab Labs Acadêmicos é composta por três instrumentos: um questionário introdutório (“Como me percebo”), uma reflexão profunda sobre o espaço (“Olhando no Espelho”) e um painel de planejamento futuro (“(Re)Significação e Futuro”). A pesquisa sugere como estudos futuros o desenvolvimento de plataformas dinâmicas para divulgar e aprimorar a jornada de (re)significação, além de explorar sua adaptação para Fab Labs não acadêmicos e sua aplicação em outros laboratórios ao redor do mundo.