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Cartilha para familiares e cuidadores de idosos sobre prevenção e manejo do Delirium

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Autor Neris, Jessika Cefrin Dantas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6766712109233791;
Orientador Leal, Sandra Maria Cezar;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3261740599490553;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Cartilha para familiares e cuidadores de idosos sobre prevenção e manejo do Delirium;
Resumo Introdução: o Delirium é um acometimento neurocomportamental que ocorre comumente na população idosa, também chamado de “estado confusional agudo”. Caracteriza-se por episódios agudos de prejuízo de memória, orientação, pensamento, comunicação, disfunção do sono-vigília e variações entre estados de sonolência e letargia (hipoativo) e agitação ou alucinações (hiperativos), sua durabilidade é de dias ou horas e inclui curso flutuante. Objetivo: desenvolver uma cartilha educativa como recurso de informação para familiares e cuidadores de idosos sobre a prevenção e manejo do Delirium. Método: estudo metodológico realizado em duas etapas: 1) Revisão narrativa sobre prevenção do Delirium em idosos, visando subsidiar o conteúdo da Cartilha; 2) Construção da Cartilha Educativa fundamentada na síntese do conhecimento gerado na revisão narrativa. O produto gerado é classificado como “Material didático” segundo a Classificação da CAPES na área da enfermagem. Resultados: Foram selecionadas cinco diretrizes internacionais que foram categorizadas gerando conteúdo para a cartilha que foi composta por vinte e nove páginas e dividida em oito capítulos. Conclusão: considera-se que a cartilha poderá contribuir para subsidiar ações de educação em saúde na promoção da prevenção e manejo do Delirium, tornando-se um veículo de informação para familiares e cuidadores de idosos sobre o tema.;
Abstract Introduction: Delirium is a neurobehavioral disorder that commonly occurs in the elderly population, also called “acute confusional state”. It is characterized by acute episodes of impairment of memory, orientation, thinking, communication, sleep-wake dysfunction and variations between states of destruction and lethargy (hypoactive) and hallucinations or hallucinations (hyperactive), its duration is days or hours and includes floating course. Objective: to develop an educational booklet as an information resource for family members and caregivers of elderly people on the prevention and management of Delirium. Method: methodological study carried out in two stages: 1) Narrative review on the prevention of Delirium in the elderly, modifications to support the content of the Booklet; 2) Construction of the Educational Booklet based on the synthesis of knowledge generated in the narrative review. The product generated is classified as “Teaching material” according to the CAPES Classification in the area of nursing. Results: Five international guidelines were selected and categorized, generating content for the booklet, which was composed of twenty-nine pages and divided into eight chapters. Conclusion: consider that the booklet could contribute to subsidizing health education actions to promote the prevention and management of Delirium, becoming a vehicle of information for family members and caregivers of elderly people on the topic.;
Palavras-chave Delirium; Enfermagem; Educação em saúde; Tecnologia educacional; Nursing; Health education; Educational technology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-01-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13202;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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