Resumen:
Introdução: o Delirium é um acometimento neurocomportamental que ocorre comumente na população idosa, também chamado de “estado confusional agudo”. Caracteriza-se por episódios agudos de prejuízo de memória, orientação, pensamento, comunicação, disfunção do sono-vigília e variações entre estados de sonolência e letargia (hipoativo) e agitação ou alucinações (hiperativos), sua durabilidade é de dias ou horas e inclui curso flutuante. Objetivo: desenvolver uma cartilha educativa como recurso de informação para familiares e cuidadores de idosos sobre a prevenção e manejo do Delirium. Método: estudo metodológico realizado em duas etapas: 1) Revisão narrativa sobre prevenção do Delirium em idosos, visando subsidiar o conteúdo da Cartilha; 2) Construção da Cartilha Educativa fundamentada na síntese do conhecimento gerado na revisão narrativa. O produto gerado é classificado como “Material didático” segundo a Classificação da CAPES na área da enfermagem. Resultados: Foram selecionadas cinco diretrizes internacionais que foram categorizadas gerando conteúdo para a cartilha que foi composta por vinte e nove páginas e dividida em oito capítulos. Conclusão: considera-se que a cartilha poderá contribuir para subsidiar ações de educação em saúde na promoção da prevenção e manejo do Delirium, tornando-se um veículo de informação para familiares e cuidadores de idosos sobre o tema.