Autor |
Scienza, Ana Paula Machado; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5044400748234894; |
Orientador |
Leal, Sandra Maria Cezar; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3261740599490553; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Desenvolvimento de cartilha com orientações sobre os cuidados com a pele de pessoas com radiodermite; |
Resumo |
INTRODUÇÃO: a radiodermite é uma lesão de pele decorrente da radioterapia, causada pela ação da radiação ionizante sobre os tecidos, caracterizando-se como um efeito colateral do tratamento para o câncer. OBJETIVOS: desenvolver e validar uma cartilha com orientações sobre os cuidados com a pele de pessoas com radiodermite. MÉTODO: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: 1) revisão narrativa da literatura sobre cuidados com a pele de pessoas com radiodermite, visando subsidiar o desenvolvimento do conteúdo da cartilha; 2) desenvolvimento da cartilha; 3) validação da cartilha com juízes especialistas. Na Etapa 1, para a revisão narrativa, foram utilizados os descritores: Radiodermatitis AND Guidelines. As buscas foram realizadas no portal da Biblioteca Virtual em Saúde, no Business Source Complete, no National Library of Medicine e no Google Scholar, sem limitações quanto ao idioma. Na Etapa 2, a construção do conteúdo foi subsidiada pelos resultados da revisão narrativa. Na Etapa 3, buscou-se a validação da cartilha por juízes especialistas, sendo todos profissionais da área da saúde: médico dermatologista e enfermeiros estomaterapeutas que atuassem no cuidado direto a pacientes com radiodermite. O recrutamento dos participantes se deu por meio da técnica bola de neve. Utilizou-se formulário online para a coleta dos dados. Análise por meio do Índice de Validade de Conteúdo.
RESULTADOS: Etapa 1, seis estudos foram analisados e as categorias emergentes da revisão narrativa da literatura foram: higiene da pele na área que está recebendo o tratamento; prevenção contra traumatismos de pele; cuidados com a pele no dia a dia do tratamento de radioterapia; e tratamento tópico. A etapa 2, foi composta pelo desenvolvimento da cartilha, que foi constituída por 6 capítulos em 39 páginas. Foi utilizado tons pastéis para os desenhos e a arte gráfica buscando passar tranquilidade as pacientes. A etapa 3 foi constituída por 14 juízes especialistas da área da saúde, a maioria deles enfermeiros. Foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo para a avaliação da tecnologia educacional desenvolvida. A cartilha obteve um índice global e satisfatório de 96,5%. O domínio 1 (objetivos) obteve escore de 94,68%; o domínio 2 (estrutura), 98%; e o domínio 3 (relevância), 97,1%. CONCLUSÃO: por fim, entende-se que tecnologia educacional desenvolvida irá contribuir para o empoderamento do autocuidado dos pacientes e também dos seus cuidadores. Somando-se se a isso, apresenta-se também como uma inovação na assistência farmacêutica, abrindo novos horizontes e possibilidades, agregando conhecimento técnico, embasamento científico e cuidados prestados tanto às necessidades individuais de pessoas em tratamento de câncer como na área de radioterapia.; |
Abstract |
INTRODUCTION: radiodermatitis is a skin lesion resulting from radiotherapy, caused by the action of ionizing radiation on tissues, characterized as a side effect of cancer treatment. OBJECTIVES: to develop and validate a booklet with guidance on skin care for people with radiodermatitis. METHOD: methodological study, developed in three stages: 1) narrative review of the literature on skin care for people with radiodermatitis, aiming to support the development of the booklet content; 2) development of the booklet; 3) validation of the booklet with expert judges. In Stage 1, for the narrative review, the descriptors used: Radiodermatitis AND Guidelines. The searches were carried out on the Virtual Health Library portal, on Business Source Complete, on National Library of Medicine and on Google Scholar, without language limitations. In Stage 2, the construction of the content was supported by the results of the narrative review. In Stage 3, the booklet was validated by expert judges, all of whom were healthcare professionals: a dermatologist and stomal therapist nurses who worked in direct care for patients with radiodermatitis. The recruitment of participants took place using the snowball technique. An online form was used to collect data. Analysis using the Content Validity Index.
RESULTS: Stage 1, six studies were analyzed and the categories emerging from the narrative literature review were: skin hygiene in the area receiving treatment; prevention against skin trauma; skin care in day-to-day radiotherapy treatment; and topical treatment. Stage 2 consisted of the development of the booklet, which consisted of 6 chapters in 39 pages. Pastel tones were used for the drawings and graphic art, seeking to give patients peace of mind. Stage 3 consisted of 14 expert judges in the health field, most of them nurses. The Content Validation Index was used to evaluate the educational technology developed. The booklet obtained an overall and satisfactory index of 96.5%. Domain 1 (objectives) obtained a score of 94.68%; domain 2 (structure), 98%; and domain 3 (relevance), 97.1%. CONCLUSION: finally, it is understood that the educational technology developed will contribute to empowering the self-care of patients and their caregivers. In addition to this, it also presents itself as an innovation in pharmaceutical assistance, opening new horizons and possibilities, adding technical knowledge, scientific basis and care provided both to the individual needs of people undergoing cancer treatment and in the area of radiotherapy.; |
Palavras-chave |
Radiodermite; Educação em saúde; Tecnologia educacional; Farmácia; Enfermagem; Radiodermatitis; Health education; Educational technology; Pharmacy; Nursing; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-11-01; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13201; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; |