Resumo:
INTRODUÇÃO: a radiodermite é uma lesão de pele decorrente da radioterapia, causada pela ação da radiação ionizante sobre os tecidos, caracterizando-se como um efeito colateral do tratamento para o câncer. OBJETIVOS: desenvolver e validar uma cartilha com orientações sobre os cuidados com a pele de pessoas com radiodermite. MÉTODO: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: 1) revisão narrativa da literatura sobre cuidados com a pele de pessoas com radiodermite, visando subsidiar o desenvolvimento do conteúdo da cartilha; 2) desenvolvimento da cartilha; 3) validação da cartilha com juízes especialistas. Na Etapa 1, para a revisão narrativa, foram utilizados os descritores: Radiodermatitis AND Guidelines. As buscas foram realizadas no portal da Biblioteca Virtual em Saúde, no Business Source Complete, no National Library of Medicine e no Google Scholar, sem limitações quanto ao idioma. Na Etapa 2, a construção do conteúdo foi subsidiada pelos resultados da revisão narrativa. Na Etapa 3, buscou-se a validação da cartilha por juízes especialistas, sendo todos profissionais da área da saúde: médico dermatologista e enfermeiros estomaterapeutas que atuassem no cuidado direto a pacientes com radiodermite. O recrutamento dos participantes se deu por meio da técnica bola de neve. Utilizou-se formulário online para a coleta dos dados. Análise por meio do Índice de Validade de Conteúdo.
RESULTADOS: Etapa 1, seis estudos foram analisados e as categorias emergentes da revisão narrativa da literatura foram: higiene da pele na área que está recebendo o tratamento; prevenção contra traumatismos de pele; cuidados com a pele no dia a dia do tratamento de radioterapia; e tratamento tópico. A etapa 2, foi composta pelo desenvolvimento da cartilha, que foi constituída por 6 capítulos em 39 páginas. Foi utilizado tons pastéis para os desenhos e a arte gráfica buscando passar tranquilidade as pacientes. A etapa 3 foi constituída por 14 juízes especialistas da área da saúde, a maioria deles enfermeiros. Foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo para a avaliação da tecnologia educacional desenvolvida. A cartilha obteve um índice global e satisfatório de 96,5%. O domínio 1 (objetivos) obteve escore de 94,68%; o domínio 2 (estrutura), 98%; e o domínio 3 (relevância), 97,1%. CONCLUSÃO: por fim, entende-se que tecnologia educacional desenvolvida irá contribuir para o empoderamento do autocuidado dos pacientes e também dos seus cuidadores. Somando-se se a isso, apresenta-se também como uma inovação na assistência farmacêutica, abrindo novos horizontes e possibilidades, agregando conhecimento técnico, embasamento científico e cuidados prestados tanto às necessidades individuais de pessoas em tratamento de câncer como na área de radioterapia.