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Perspectivas e desafios para a indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas no mercado africano

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Autor Copetti, Thiago Kern;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3401292772132713;
Orientador Massuquetti, Angélica;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0530636583742073;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Perspectivas e desafios para a indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas no mercado africano;
Resumo Identificar as oportunidades e as ameaças às exportações brasileiras no segmento de máquinas e implementos agrícolas ao continente africano, mercado em que fabricantes nacionais se consolidaram como players relevantes a partir dos anos 2000 e para onde ainda direcionam parte de suas estratégicas comerciais e apostas para o futuro, é o objetivo desta pesquisa. Após representar 10,3% dos embarques do setor, em 2015, a participação das vendas para a África retrocedeu para 4,4% em 2022. Ao contrário do Brasil, países como Alemanha, China e Índia aceleraram suas vendas ao continente, sinalizando que os fabricantes nacionais estariam perdendo o terreno conquistado especialmente entre os anos 2000 e 2010. O fortalecimento de novos concorrentes, como a Turquia, também seria fator da perda de mercado, assim como os investimentos internacionais na produção de equipamentos mais adequados às condições de produção agrícola africana, como de solo – o que incialmente era um dos principais fatores de diferenciação brasileira. O estudo foi conduzido a partir de métodos qualitativos, com ênfase em entrevistas semiestruturadas e análise documental como forma de triangulação de dados referentes às percepções dos fabricantes nacionais. Como objetivo mercadológico, este estudo buscou verificar os movimentos estratégicos que vêm sendo adotados pelos fabricantes globais que disputam esse mercado e pontos de melhorias possíveis para a retomado das vendas, como a prestação de serviços de manutenção em áreas mais remotas, uma queixa recorrente entre os produtores locais, assim como estudar o segmento de locação e compartilhamento de máquinas, uma característica africana e potencial gerador de novos negócios.;
Abstract Identify opportunities and threats to Brazilian exports in the segment of agricultural machinery and implements to the African continent, a market in which national manufacturers have consolidated themselves as a relevant player since the 2000s and where they still direct part of their commercial strategies and bets for the future, is the objective of this research. After representing 10.3% of the sector's shipments in 2015, the share of sales to Africa fell to 4.4% in 2022. Unlike Brazil, countries such as Germany, China and India accelerated their sales to the continent, signaling that national manufacturers would be losing the ground gained, especially between the years 2000 and 2010. The strengthening of new competitors, such as Turkey, would also be a factor in market loss, as would international investments in the production of equipment more suited to agricultural production conditions. African, as well as soil – which was initially one of the main factors of Brazilian differentiation. The study conducted using qualitative methods, with an emphasis on semi-structured interviews and document analysis as a form of data triangulation regarding the perceptions of the national manufacturers. As a marketing objective, this study sought to verify the strategic movements that have been adopted by global manufacturers competing in this market and possible improvement points for the resumption of sales, such as the provision of maintenance services in more remote areas, a recurring complaint among local producers, as well as studying the machine rental and sharing segment, an African characteristic and potential generator of new business.;
Palavras-chave Indústria; Agricultura; Mecanização; Comércio internacional; África; Brasil; Industry; Agriculture; Mechanization; International trade; Brazil;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13175;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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