Resumo:
Abordamos nesta dissertação a disputa de sentidos a partir do caso Duda Reis e Nego do Borel como acontecimento midiatizado. O relacionamento dessas duas celebridades foi marcado por uma intensa esfera midiatizada, no contexto das mídias brasileiras. A presente pesquisa busca descrever e compreender como o caso é constituído. Para tanto, apoiamo-nos em relatos jornalísticos, além de comentários e publicações de coletivos. O caso Duda Reis e Nego do Borel, em nossa pesquisa, está constituído por um recorte temporal de 16 meses, - junho de 2020 a março de 2021. Quanto à nossa análise, contamos com a perspectiva metodológica descritiva de quatro momentos, que são nomeados da seguinte forma: A Reprovação e os Conflitos Familiares, O Rompimento Midiatizado, O Reality Show e O Embate Jurídico. A escolha por momentos nos auxilia enquanto referências metodológicas. Seguimos em uma processualidade que analisa cada um dos momentos, compreendendo suas operações que descrevem cada um deles. Como suporte teórico, contamos com fontes que discutem as seguintes noções: Midiatização (Gomes, 2016), Caso Midiatizado (Weschenfelder, 2019), circulação (Rosa, 2016; Fausto Neto, 2018) e de celebridades (Simões, 2012). A partir da análise, percebemos a potência dos coletivos na narração e construção de sentidos a partir do caso midiatizado.