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Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers

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Autor Vargas, Carlos Eduardo Saraiva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4806878924555609;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Imagens da memória do audiovisual publicitário brasileiro a partir das práticas dos youtubers;
Resumo Esta dissertação apresenta a memória audiovisual publicitária brasileira presente nas práticas de criação de conteúdo pelos chamados YouTubers. Ao longo de nossa investigação, realizamos uma exploração na plataforma YouTube, buscando compreender como a memória audiovisual publicitária brasileira, inicialmente produzida para a televisão, é exposta no contexto das práticas de produção de conteúdo pelos YouTubers. Para isso, elegemos dois canais como observáveis que utilizam o tema da memória audiovisual como conteúdo principal, o Canal 90 e o Arquivos 1000. Inicialmente fizemos uma contextualização sobre a trajetória da plataforma YouTube, desde a sua criação, explorando suas características e suas interações com os usuários, a publicidade e a cultura tecnológica contemporânea. A partir dessa contextualização, avançamos em direção à problemática central, analisando empiricamente nossos observáveis e estabelecendo conexões com as modalidades de armazenamento de conteúdo audiovisual. Nesse percurso, conduzimos escavações online, inspirados pela perspectiva da chamada arqueologia das mídias, para encontrar alguns elementos que compõem e caracterizam estas práticas de memória audiovisual. Durante nossa investigação, focamos nas remidiações desses conteúdos, com ênfase nas práticas dos YouTubers. Surgiram reflexões pertinentes sobre a presença e as práticas desses criadores dentro da plataforma. Além disso, identificamos importantes mudanças ocorridas nessas práticas ao longo do período analisado. Nesse processo, fundamentamos nossas reflexões a partir das contribuições de autores como Georges Didi-Huberman (2006), Gustavo Fischer (2012), Lev Manovich (2001), Jay David Bolter e Richard Grusin (1999), Walter Benjamin (2006), Henri Bergson (2006) e Crystal Abdin (2018). Essa contextualização teórica permitiu-nos identificar como alguns YouTubers, por meio de seus canais na plataforma, fazem uso da memória audiovisual publicitária de maneira estratégica, criando uma variedade de conteúdos com abordagens distintas.;
Abstract This dissertation explores the Brazilian audiovisual advertising memory present in the content creation practices of YouTubers. Throughout our investigation, we conducted an exploration on the YouTube platform, seeking to understand how Brazilian audiovisual advertising memory, initially produced for television, is showcased in the context of content production practices by YouTubers. To achieve this, we selected two channels as observable units that utilize the theme of audiovisual memory as their main content: Canal 90 and Arquivos 1000. Initially, we provided a contextualization of the trajectory of the YouTube platform since its inception, exploring its characteristics and its interactions with users, advertising, and contemporary technological culture. Building on this contextualization, we progressed towards the central issue, empirically analyzing our observables and establishing connections with modalities of audiovisual content storage. Along this path, we conducted online excavations, inspired by the perspective of media archaeology, to find elements that compose and characterize these audiovisual memory practices. During our investigation, we focused on the remediation of these contents, with emphasis on the practices of YouTubers. Pertinent reflections emerged regarding the presence and practices of these creators within the platform. Furthermore, we identified significant changes occurring in these practices over the analyzed period. In this process, we grounded our reflections in the contributions of authors such as Georges Didi-Huberman (2006), Gustavo Fischer (2012), Lev Manovich (2001), Jay David Bolter and Richard Grusin (1999), Walter Benjamin (2006), Henri Bergson (2006), and Crystal Abdin (2018). This theoretical contextualization allowed us to identify how some YouTubers, through their channels on the platform, strategically use audiovisual advertising memory, creating a variety of content with distinct approaches.;
Palavras-chave Memória; Audiovisual publicitário; Imagem; YouTubers; Memory; Audiovisual advertising; Image;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13128;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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