Autor |
Nichele, Carine Filippi Chiella; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4176547548369416; |
Orientador |
Bonin, Jiani Adriana; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5067996940631872; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educomunicação socioambiental e construção de cidadania vinculada à ecologia: apropriações das propostas da Cidade Escola Ayni pelos sujeitos educandos; |
Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as apropriações das práticas comunicacionais/educativas por sujeitos educandos da Cidade Escola Ayni (Guaporé - RS), buscando compreender como colaboram para a construção de processos educomunicativos e de cidadania vinculados à ecologia. A pesquisa inclui uma reflexão contextual sobre o desenvolvimento social e o uso da educomunicação socioambiental como alternativa para a inserção da temática ecológica no ambiente educativo. A fundamentação teórica foi construída a partir da problematização de aportes produtivos para pensar a educomunicação, os sujeitos comunicantes e suas apropriações comunicacionais e midiáticas e a cidadania vinculada à ecologia. Fundamentada na perspectiva transmetodológica, a pesquisa empírica conta com o uso de estratégias multimetodológicas entrelaçadas. Foi empreendida uma pesquisa participante auxiliada por movimentos de observação, registro em diário de campo, realização de uma oficina criativa e entrevistas. A pesquisa empírica foi realizada com diferentes movimentos, iniciando com uma pesquisa exploratória, que forneceu pistas e elementos da dimensão ecológica para pensar e planejar os movimentos seguintes de interação com o campo. Por meio de minha participação nos cursos e no voluntariado ofertados pela Cidade Escola Ayni, pude realizar uma oficina criativa com as crianças e aprofundar as discussões estabelecidas na pesquisa por meio de entrevistas com sujeitos educandos adultos. A observação foi realizada de maneira complementar, compreendendo e problematizando as especificidades da realidade investigada, como também a partir da participação dos sujeitos educandos nas dinâmicas e nos processos educomunicativos da escola. Como resultado, entendo que as práticas educomunicativas desenvolvidas na Cidade Escola Ayni contribuíram para a construção e potencialização de saberes, competências e aprendizagens para uma cidadania ecológica, tomando como essenciais as vivências socioculturais dos sujeitos educandos coparticipes da pesquisa. Como limitações entendo que há debates críticos sobre temas sociais que precisam ser fortalecidos na escola a fim de se construir uma cidadania ecológica plena.; |
Abstract |
La presente investigación tiene como objetivo investigar las apropiaciones de prácticas comunicativas/educativas por parte de sujetos estudiantes de la Cidade Escola Ayni (Guaporé - RS), buscando comprender cómo contribuyen a la construcción de procesos educomunicativos y de ciudadanía vinculados a la ecología. La investigación incluye una reflexión contextual sobre el desarrollo social y el uso de la educomunicación socioambiental como alternativa para la inserción de temas ecológicos en el ámbito educativo. La fundamentación teórica se construyó a partir de la problematización de aportes productivos para pensar la educomunicación, los sujetos comunicantes y sus apropiaciones comunicativas y mediáticas y la ciudadanía vinculada a la ecología. Basada en la perspectiva transmetodológica, la investigación empírica se basa en el uso de estrategias multimetodológicas entrelazadas. Se llevó a cabo una investigación participativa, ayudada por movimientos de observación, registro en un diario de campo, realización de un taller creativo y entrevistas. Se realizó investigación empírica con diferentes movimientos, iniciando con la investigación exploratoria, que aportó pistas y elementos desde la dimensión ecológica para pensar y planificar los siguientes movimientos de interacción con el campo. A través de mi participación en los cursos y voluntariado ofrecidos por Cidade Escola Ayni, pude realizar un taller creativo con los niños y profundizar las discusiones establecidas en la investigación a través de entrevistas con sujetos estudiantes adultos. La observación se realizó de manera complementaria, comprendiendo y problematizando las especificidades de la realidad investigada, así como a partir de la participación de los sujetos estudiantes en las dinámicas y procesos educomunicativos de la escuela. Como resultado, entiendo que las prácticas educomunicativas desarrolladas en la Cidade Escola Ayni contribuyeron a la construcción y potenciación de conocimientos, habilidades y aprendizajes para la ciudadanía ecológica, tomando como esenciales las experiencias socioculturales de los estudiantes participantes de la investigación. Como limitaciones, entiendo que existen debates críticos sobre temas sociales que es necesario fortalecer en la escuela para construir una ciudadanía ecológica plena.; |
Palavras-chave |
Educomunicação socioambiental; Sujeitos educandos; Apropriações comunicacionais/midiáticas; Cidadania; Ecologia; Educomunicación socioambiental; Sujetos estudiantes; Apropiaciones comunicativas/mediáticas; Ciudadanía; Ecología; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-29; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13127; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |