Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as apropriações das práticas comunicacionais/educativas por sujeitos educandos da Cidade Escola Ayni (Guaporé - RS), buscando compreender como colaboram para a construção de processos educomunicativos e de cidadania vinculados à ecologia. A pesquisa inclui uma reflexão contextual sobre o desenvolvimento social e o uso da educomunicação socioambiental como alternativa para a inserção da temática ecológica no ambiente educativo. A fundamentação teórica foi construída a partir da problematização de aportes produtivos para pensar a educomunicação, os sujeitos comunicantes e suas apropriações comunicacionais e midiáticas e a cidadania vinculada à ecologia. Fundamentada na perspectiva transmetodológica, a pesquisa empírica conta com o uso de estratégias multimetodológicas entrelaçadas. Foi empreendida uma pesquisa participante auxiliada por movimentos de observação, registro em diário de campo, realização de uma oficina criativa e entrevistas. A pesquisa empírica foi realizada com diferentes movimentos, iniciando com uma pesquisa exploratória, que forneceu pistas e elementos da dimensão ecológica para pensar e planejar os movimentos seguintes de interação com o campo. Por meio de minha participação nos cursos e no voluntariado ofertados pela Cidade Escola Ayni, pude realizar uma oficina criativa com as crianças e aprofundar as discussões estabelecidas na pesquisa por meio de entrevistas com sujeitos educandos adultos. A observação foi realizada de maneira complementar, compreendendo e problematizando as especificidades da realidade investigada, como também a partir da participação dos sujeitos educandos nas dinâmicas e nos processos educomunicativos da escola. Como resultado, entendo que as práticas educomunicativas desenvolvidas na Cidade Escola Ayni contribuíram para a construção e potencialização de saberes, competências e aprendizagens para uma cidadania ecológica, tomando como essenciais as vivências socioculturais dos sujeitos educandos coparticipes da pesquisa. Como limitações entendo que há debates críticos sobre temas sociais que precisam ser fortalecidos na escola a fim de se construir uma cidadania ecológica plena.