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Educomunicação e cidadania: uma análise dos produtos comunicacionais do ministério público do Rio Grande do Sul nos seus aspectos educomunicacionais e cidadãos

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Autor Fernandes, Angela Carvalho;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6884227217599486;
Orientador Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Educomunicação e cidadania: uma análise dos produtos comunicacionais do ministério público do Rio Grande do Sul nos seus aspectos educomunicacionais e cidadãos;
Resumo A pesquisa apresentada tem o intuito de promover um estudo sobre os temas relacionados à educomunicação, cidadania e comunicação, realizando uma análise dos produtos comunicacionais do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), para compreender de que forma é viável observar a presença dos aspectos educomunicacionais e cidadãos nestes canais de comunicação. Portanto, o estudo visa elucidar de que forma os aspectos educomunicacionais e cidadãos levam informações e conhecimento para a sociedade, interpretar os produtos comunicacionais da instituição, propor melhoramentos nos processos educomunicativos e refletir sobre os impactos que a educomunicação e cidadania geram para a sociedade. A partir dessas reflexões será possível responder a pergunta problema que está sendo inserida nesta dissertação: “De que forma os produtos comunicacionais do MPRS informam, educam, problematizam, orientam, questionam a compreensão dos exercícios de cidadania para os sujeitos?”. Serão abordados ao longo da pesquisa os conceitos de educomunicação, cidadania, comunicação e produtos comunicacionais, com o intuito de refletir sobre esses temas e questionar os aspectos subjacentes a esse contexto. Além disso, torna-se necessário incluir um capítulo que explique o papel do MPRS, a fim de evidenciar a importância dessa instituição na sociedade e possibilitar aos leitores compreender qual é a sua atuação. Portanto, é fundamental descrever e analisar os meios de comunicação utilizados pelo MPRS, o que contribuirá para que os leitores compreendam melhor os detalhes deste estudo. O referencial teórico está configurado por argumentos de: Soares, Kunsch, Felice, Sodré, Aristóteles, Duarte, Marshall, Alves, Soares, Edgar Morin, MCLuhan, Peruzzo e Baccega. A metodologia foi definida com base nas estratégias propostas por: Bachelard, Bonin, Bourdieu e Maldonado. Pôde-se constatar que a educomunicação e a cidadania colaboram com a sociedade no processo de reivindicação de seus direitos, e, portanto, o MPRS poderia aprimorar a incorporação desses elementos em sua produção comunicativa. Após a realização da pesquisa exploratória, foi constatado que o MPRS poderia aprimorar sua abordagem em relação às questões educomunicacionais presentes em seus materiais de comunicação, o que contribuiria para auxiliar a sociedade a compreender melhor seus direitos e deveres no âmbito da cidadania. O MPRS poderia elaborar estratégicas educomunicativas de maior intensidade, de modo que construa um ambiente comunicacional de grande conhecimento para a sociedade.;
Abstract The research presented aims to promote a study on topics related to educommunication, citizenship and communication, carrying out an analysis of the communication products of the Public Ministry of Rio Grande do Sul (MPRS), to understand how it is viable to observe the presence of educommunicational aspects and citizens in these communication channels. Therefore, the study aims to elucidate how educommunication and citizen aspects bring information and knowledge to society, interpret the institution's communication products, propose improvements in educommunication processes and reflect on the impacts that educommunication and citizenship generate for society. Based on these reflections, it will be possible to answer the problem question that is being inserted in this dissertation: “How do MPRS communication products inform, educate, problematize, guide, question the understanding of citizenship exercises for subjects?”. The concepts of educommunication, citizenship, communication and communication products will be addressed throughout the research, with the aim of reflecting on these themes and questioning the aspects underlying this context. Furthermore, it is necessary to include a chapter that explains the role of the MPRS, in order to highlight the importance of this institution in society and enable readers to understand what its role is. Therefore, it is essential to describe and analyze the means of communication used by the MPRS, which will help readers better understand the details of this study. The theoretical framework is configured by arguments from: Soares, Kunsch, Felice, Sodré, Aristóteles, Duarte, Marshall, Alves, Soares, Edgar Morin, MCLuhan, Peruzzo and Baccega. The methodology was defined based on the strategies proposed by: Bachelard, Bonin, Bourdieu and Maldonado. It could be seen that educommunication and citizenship collaborate with society in the process of claiming their rights, and, therefore, the MPRS could improve the incorporation of these elements in its communicative production. After carrying out the exploratory research, it was found that the MPRS could improve its approach in relation to educommunicational issues present in its communication materials, which would contribute to helping society better understand its rights and duties within the scope of citizenship. The MPRS could develop greater intensity educommunication strategies, so that it builds a communication environment of great knowledge for society.;
Palavras-chave Comunicação; Cidadania; Educomunicação; MPRS; Produtos comunicacionais; Communication; Citizenship; Educommunication; communication products;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13123;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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