Resumen:
A pesquisa apresentada tem o intuito de promover um estudo sobre os temas relacionados à educomunicação, cidadania e comunicação, realizando uma análise dos produtos comunicacionais do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), para compreender de que forma é viável observar a presença dos aspectos educomunicacionais e cidadãos nestes canais de comunicação. Portanto, o estudo visa elucidar de que forma os aspectos educomunicacionais e cidadãos levam informações e conhecimento para a sociedade, interpretar os produtos comunicacionais da instituição, propor melhoramentos nos processos educomunicativos e refletir sobre os impactos que a educomunicação e cidadania geram para a sociedade. A partir dessas reflexões será possível responder a pergunta problema que está sendo inserida nesta dissertação: “De que forma os produtos comunicacionais do MPRS informam, educam, problematizam, orientam, questionam a compreensão dos exercícios de cidadania para os sujeitos?”. Serão abordados ao longo da pesquisa os conceitos de educomunicação, cidadania, comunicação e produtos comunicacionais, com o intuito de refletir sobre esses temas e questionar os aspectos subjacentes a esse contexto. Além disso, torna-se necessário incluir um capítulo que explique o papel do MPRS, a fim de evidenciar a importância dessa instituição na sociedade e possibilitar aos leitores compreender qual é a sua atuação. Portanto, é fundamental descrever e analisar os meios de comunicação utilizados pelo MPRS, o que contribuirá para que os leitores compreendam melhor os detalhes deste estudo. O referencial teórico está configurado por argumentos de: Soares, Kunsch, Felice, Sodré, Aristóteles, Duarte, Marshall, Alves, Soares, Edgar Morin, MCLuhan, Peruzzo e Baccega. A metodologia foi definida com base nas estratégias propostas por: Bachelard, Bonin, Bourdieu e Maldonado. Pôde-se constatar que a educomunicação e a cidadania colaboram com a sociedade no processo de reivindicação de seus direitos, e, portanto, o MPRS poderia aprimorar a incorporação desses elementos em sua produção comunicativa. Após a realização da pesquisa exploratória, foi constatado que o MPRS poderia aprimorar sua abordagem em relação às questões educomunicacionais presentes em seus materiais de comunicação, o que contribuiria para auxiliar a sociedade a compreender melhor seus direitos e deveres no âmbito da cidadania. O MPRS poderia elaborar estratégicas educomunicativas de maior intensidade, de modo que construa um ambiente comunicacional de grande conhecimento para a sociedade.