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Ruas completas: estratégias para desenhos urbanos em cidades de pequeno porte

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Autor Faleiro, Tailini da Silva Caminha;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7051546519843439;
Orientador Colusso, Izabele;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8012221884542702;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Ruas completas: estratégias para desenhos urbanos em cidades de pequeno porte;
Resumo A todo momento novas necessidades surgem no que diz respeito a utilização do espaço público e, consequentemente, nascem novas possibilidades para desenhos urbanos. Com o incentivo ao uso do automóvel, o processo de urbanização parece ter priorizado o fluxo dos veículos em detrimento do espaço dedicado às pessoas. Uma das maneiras de incentivar a vivência no espaço público, é possibilitando condições para que as pessoas se sintam confortáveis, seguras e convidadas a frequentá-lo. Este tipo de iniciativa vem crescendo e, com isto, novos temas passaram a integrar as discussões. Um deles é o conceito de ruas completas. Neste cenário, a pesquisa estuda quais variáveis vinculadas ao conceito de ruas completas podem contribuir para a obtenção de desenhos urbanos mais seguros e atrativos com foco em cidades de pequeno porte pois, realizar deslocamentos com acessibilidade e segurança é um direito de todos, embora a maioria dos casos existentes contemple cidades maiores. Para isto, a cidade de Taquari/RS, foi selecionada como estudo de caso. Em termos metodológicos, a discussão é feita em quatro etapas. A primeira é composta pela pesquisa bibliográfica, centrada na evolução das cidades e dos núcleos urbanos e pela pesquisa documental, visando a contextualização com o desenvolvimento da cidade de Taquari, através de arquivos, mapas e leis municipais, encerrando a etapa teórica conceitual. A segunda etapa é constituída pelo estudo de projetos nacionais e internacionais de ruas completas, onde foram identificadas as principais variáveis utilizadas. A terceira etapa apresenta o estudo de caso, no qual foram selecionadas duas ruas do município base, que foram analisadas através de coleta de dados auxiliada por observação no local. E, a quarta etapa, é composta pelo cruzamento entre as variáveis mais utilizadas em projetos de ruas completas e as análises feitas através do estudo de campo. Como resultado, a pesquisa contribui com um manual, onde são apresentados critérios para escolha de variáveis que se aplicam a cidades de pequeno porte, com o intuito de disseminar o conceito em outras cidades ou contextos semelhantes.;
Abstract New needs arise at all times with regard to the use of public space and, therefore, new possibilities for urban designs emerge. With the encouragement of car use, the urbanization process seems to have prioritized the flow of vehicles to the detriment of space dedicated to people. One of the ways to encourage people to experience public spaces is to provide conditions for people to feel comfortable, safe and invited to frequent them. This type of initiative has been growing and, in consequence, new topics have been incorporated into the discussions. One of them is the concept of complete streets. In this scenario, the research studies which variables linked to the concept of complete streets can contribute to obtaining safer and more attractive urban designs focusing on small cities, as traveling with accessibility and safety is everyone's right, although the majority of existing cases include larger cities. Hence, the town of Taquari/RS was selected as a case study. In methodological terms, the discussion is carried out in four stages. The first stage is composed of bibliographical research, focused on the evolution of cities and urban centers, and documentary research, aiming to contextualization with the development of Taquari, through files, maps and municipal laws, ending the conceptual theoretical stage. The second stage consists of the study of national and international projects for complete streets, where the main variables used were identified. The third stage presents the case study, in which two streets from the base town were selected, which were analyzed through data collection and on-site observation. And, the fourth stage, is made up of the comparison between the variables most used in complete street projects and the analysis carried out through the field study. As a result, the research contributes to a manual, which presents criteria for choosing variables that apply to small cities, with the aim of disseminating the concept in other cities or similar contexts.;
Palavras-chave Desenho urbano; Pedestre; Mobilidade ativa; Ruas completas; Urban design; Pedestrian; Active mobility; Complete streets;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-05;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13106;
Programa Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo;


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