Abstract:
A todo momento novas necessidades surgem no que diz respeito a utilização do espaço público e, consequentemente, nascem novas possibilidades para desenhos urbanos. Com o incentivo ao uso do automóvel, o processo de urbanização parece ter priorizado o fluxo dos veículos em detrimento do espaço dedicado às pessoas. Uma das maneiras de incentivar a vivência no espaço público, é possibilitando condições para que as pessoas se sintam confortáveis, seguras e convidadas a frequentá-lo. Este tipo de iniciativa vem crescendo e, com isto, novos temas passaram a integrar as discussões. Um deles é o conceito de ruas completas. Neste cenário, a pesquisa estuda quais variáveis vinculadas ao conceito de ruas completas podem contribuir para a obtenção de desenhos urbanos mais seguros e atrativos com foco em cidades de pequeno porte pois, realizar deslocamentos com acessibilidade e segurança é um direito de todos, embora a maioria dos casos existentes contemple cidades maiores. Para isto, a cidade de Taquari/RS, foi
selecionada como estudo de caso. Em termos metodológicos, a discussão é feita em
quatro etapas. A primeira é composta pela pesquisa bibliográfica, centrada na evolução das cidades e dos núcleos urbanos e pela pesquisa documental, visando a contextualização com o desenvolvimento da cidade de Taquari, através de arquivos, mapas e leis municipais, encerrando a etapa teórica conceitual. A segunda etapa é
constituída pelo estudo de projetos nacionais e internacionais de ruas completas, onde foram identificadas as principais variáveis utilizadas. A terceira etapa apresenta o estudo de caso, no qual foram selecionadas duas ruas do município base, que foram analisadas através de coleta de dados auxiliada por observação no local. E, a quarta etapa, é composta pelo cruzamento entre as variáveis mais utilizadas em projetos de ruas completas e as análises feitas através do estudo de campo. Como resultado, a pesquisa contribui com um manual, onde são apresentados critérios para escolha de variáveis que se aplicam a cidades de pequeno porte, com o intuito de disseminar o conceito em outras cidades ou contextos semelhantes.