Autor |
Roth, Patrícia Trois; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0872596349968303; |
Orientador |
Oliveira, Maria Fernanda de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1555729873996754; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Práticas com aplicativos móveis para a fixação de conceitos de acústica; |
Resumo |
Esta pesquisa estuda estratégias que possam facilitar a implantação do “mobile learning“ em atividades acadêmicas de acústica em nível da graduação. Aborda inicialmente o estudo da disciplina de conforto ambiental em seu contexto histórico, relatando como a mesma foi implantada em cursos de arquitetura e urbanismo e no contexto ambiental em que vivemos. Ao que segue a ferramenta de “mobile learning” é apresentada como apoio ao ensino e se desenvolve explanação da importância da mesma na geração atual. Para esta dissertação o foco na ferramenta se da através da implementação dos aplicativos móveis disponíveis nas plataformas Android e IOS para as atividades acadêmicas na disciplina de acústica e a seleção destes. Para a finalização do estudo inicial se apresentam os conceitos abordados comumente nas disciplinas de acústica. O método da pesquisa que se iniciou com a revisão bibliográfica dos assuntos abordados, se complementa com a inserção de um estudo de caso, sendo definido da sequente maneira: a pesquisa se inicia com a revisão bibliográfica da disciplina de conforto, do estudo da ferramenta de “mobile learning” e dos aplicativos, após se escolheu a disciplina de “Conforto Ambiental III” do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos de modo a indicar o conteúdo desenvolvido para a escolha dos aplicativos mobile utilizados. Uma
seleção de aplicativos é realizada e dessa forma pode-se propor exercícios que insiram o “mobile laerning” em sala de aula. Para a elaboração dos exercícios foram utilizadas também pesquisas em que se aplicaram os mesmos e normas nacionais para avaliação e comparação de critérios. Ao fim desta dissertação, são propostos cinco exercícios que expressam o conhecimento a ser desenvolvido pelos alunos do inicio ao fim da disciplina com aspectos colaborativos proporcionando a ligação entre tecnologia e acadêmicos.; |
Abstract |
This research studies strategies that can facilitate the implementation of mobile learning in undergraduate academic acoustics activities. It initially addresses the study of the environmental comfort discipline in its historical context, reporting how it was implemented in architecture and urbanism courses and in the environmental context in which we live. In what follows the mobile learning tool is presented as a support for teaching and an explanation of its importance is developed in the current generation. For this dissertation the focus on the tool is through the implementation of mobile applications available on Android and IOS platforms for academic activities in the acoustics discipline and the selection of these. For the finalization of the initial study the concepts commonly approached in the acoustics disciplines are presented. The research method that began with the literature review of the subjects covered, complements with the insertion of a case study, and is defined as follows: the research begins with the literature review of the
comfort discipline, the study of the tool of “Mobile learning” and applications, after choosing the discipline “Environmental Comfort III” of the Unisinos Architecture and Urbanism course in order to indicate the content developed for choosing the mobile
applications used. A selection of applications is made and thus exercises that introduce mobile laerning in the classroom can be proposed. For the elaboration of the exercises were also used researches in which they were applied and national norms for evaluation and comparison of criteria. At the end of this dissertation, five exercises are proposed that express the knowledge to be developed by students from the beginning to the end of the course with collaborative aspects providing the link between technology and academics.; |
Palavras-chave |
Mobile learning; Conforto ambiental acústico; Exercícios didáticos; Acoustic environmental comfort; Exercises; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2019-09-01; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13104; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo; |