Resumo:
Esta pesquisa estuda estratégias que possam facilitar a implantação do “mobile learning“ em atividades acadêmicas de acústica em nível da graduação. Aborda inicialmente o estudo da disciplina de conforto ambiental em seu contexto histórico, relatando como a mesma foi implantada em cursos de arquitetura e urbanismo e no contexto ambiental em que vivemos. Ao que segue a ferramenta de “mobile learning” é apresentada como apoio ao ensino e se desenvolve explanação da importância da mesma na geração atual. Para esta dissertação o foco na ferramenta se da através da implementação dos aplicativos móveis disponíveis nas plataformas Android e IOS para as atividades acadêmicas na disciplina de acústica e a seleção destes. Para a finalização do estudo inicial se apresentam os conceitos abordados comumente nas disciplinas de acústica. O método da pesquisa que se iniciou com a revisão bibliográfica dos assuntos abordados, se complementa com a inserção de um estudo de caso, sendo definido da sequente maneira: a pesquisa se inicia com a revisão bibliográfica da disciplina de conforto, do estudo da ferramenta de “mobile learning” e dos aplicativos, após se escolheu a disciplina de “Conforto Ambiental III” do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos de modo a indicar o conteúdo desenvolvido para a escolha dos aplicativos mobile utilizados. Uma
seleção de aplicativos é realizada e dessa forma pode-se propor exercícios que insiram o “mobile laerning” em sala de aula. Para a elaboração dos exercícios foram utilizadas também pesquisas em que se aplicaram os mesmos e normas nacionais para avaliação e comparação de critérios. Ao fim desta dissertação, são propostos cinco exercícios que expressam o conhecimento a ser desenvolvido pelos alunos do inicio ao fim da disciplina com aspectos colaborativos proporcionando a ligação entre tecnologia e acadêmicos.