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A moda e o made in Italy: contribuições da moda italiana dos anos 1960 e 1970 para o cenário da moda contemporânea

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metadataTrad.dc.contributor.author Balbi, Valentina da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Becker, Gisele;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8753043020186690;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A moda e o made in Italy: contribuições da moda italiana dos anos 1960 e 1970 para o cenário da moda contemporânea;
metadataTrad.dc.description.resumo A moda da Itália é, atualmente, uma das maiores referências de qualidade e sofisticação no mercado internacional. Sua etiqueta Made in Italy é reconhecida mundialmente por representar os melhores produtos do mercado, caracterizada principalmente pelo trabalho artesanal, ótima qualidade produtiva e excelente trabalho com o setor têxtil. O investimento italiano na produção e na expansão de seu mercado de moda foi essencial para que a Itália se tornasse referência de excelência e luxo na indústria contemporânea. Foi durante o período de 1960 e 1970 que a moda italiana cresceu no meio internacional, através de desfiles e produções cinematográficas de Hollywood, a partir de então surgiu um estilo de vida chamado La Dolce Vita. A Itália possui marcas reconhecidas mundialmente que se consagraram no mercado justamente pelos altos padrões produtivos que carregam com a etiqueta Made in Italy. Analisamos então quais as contribuições do Made in Italy na moda contemporânea e observamos que, em questões mercadológicas, a etiqueta transformou a Itália em uma das maiores potências de moda no mundo, além de elevar os níveis de qualidade produtiva no mercado, fazendo com que a produção artesanal ganhasse cada vez mais valor, assim como a qualidade dos produtos. Nas passarelas, notamos que marcas como Armani, Versace e Roberto Cavalli, lançaram tendências que permanecem até os dias atuais no mercado. Dentre as marcas estudadas, escolheu se a Gucci como parâmetro para construção da coleção de moda, nela representamos as quatro fases importantes da marca, marcadas cada um por um diretor criativo, com base no comportamento da marca em relação a etiqueta Made in Italy ao longo dos anos e com aspectos representantes dos anos de 1960 e 1970. Como resultado, se apresenta detalhadamente o desenvolvimento da coleção e os looks finais, além do documentário produzido que conta o processo utilizado para a produção da coleção.;
metadataTrad.dc.description.abstract L’industria della moda italiana è attualmente uno dei cardini del mercato internazionale per quanto riguarda qualità e raffinatezza. Il marchio Made in Italy è riconosciuto a livello mondiale per indicare i migliori prodotti sul mercato, caratterizzati innanzitutto dal lavoro artigianale, dall'altissimo livello dei prodotti e dalla grande conoscenza e qualità del lavoro che distinguono il settore tessile. L’investimento italiano nella qualità della produzione e nell’espansione del proprio mercato di moda fu essenziale affinché l’Italia diventasse un punto di riferimento per l’eccellenza e il lusso nell'industria contemporanea. Durante gli anni ‘60 e ‘70 ci fu una crescita esponenziale dell’importanza della moda italiana in ambito internazionale attraverso la promozione nei canali più vari, dalle sfilate alle produzioni cinematografiche Hollywoodiane, nonché la creazione di un vero stile di vita chiamato “La Dolce Vita”. L’Italia è la patria di diversi marchi riconosciuti mondialmente che si affermarono nel mercato grazie agli standard di qualità ed eccellenza che il marchio Made in Italy porta con sé. Analizziamo dunque i contributi del Made in Italy nel settore della moda contemporanea e osserviamo come, dal punto di vista del mercato, il brand abbia trasformato l’Italia in una delle più grandi potenze del mondo della moda e abbia alzato lo standard della qualità produttiva nel mercato, facendo si che i prodotti artigianali acquistasse sempre più valore, così come la qualità dei prodotti. Nelle sfilate, notiamo come marchi tali quali Armani, Versace e Roberto Cavalli crearono vere tendenze esistenti ancora oggi. Tra i diversi marchi studiati, è stata scelta la Gucci come caso di studio per quanto riguarda la costruzione del concetto di “collezione di moda”, in esso sono rappresentate le quattro fasi fondamentali del marchio, ognuna guidata da un direttore creativo, in base al comportamento in relazione al brand Made in Italy negli anni e con elementi molto rappresentativi degli anni ‘60 e ‘70. Come risultato finale, si approfondisce il tema dello sviluppo della collezione e dei look finali, nonché un documentario prodotto che racconta il processo della produzione di una collezione.;
metadataTrad.dc.subject Made in Italy; Moda; Gucci;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-11-25;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13086;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Moda;


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