Autor |
Silva, Kaell Judá Sesterheim da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6218495984602743; |
Orientador |
Monteiro, Janine Kieling; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2363463322940278; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Saúde mental: experiências de estudantes universitários na graduação em psicologia; |
Resumo |
Sabe-se que a experiência no percurso da graduação resulta em diversas modificações na vida dos sujeitos, dialogando desde aspectos acadêmicos a fatores de cunho cognitivo, comportamental e emocional. O objetivo desta dissertação é compreender as experiências de estudantes de psicologia no percurso da graduação, e a relação dessas com a saúde mental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, transversal e exploratória, a partir do Estudo de Casos Múltiplos. Entrevistou-se presencialmente três estudantes de psicologia, situados entre o sétimo e oitavo semestre do curso, com idade média de 24 anos. Utilizouse os instrumentos: 1) Ficha de dados sociodemográficos, 2) Narrativa Interativa e 3) Entrevista complementar. Os dados foram analisados a partir da análise temática. Resultados indicam que múltiplas tarefas, sobrecarga, (auto)medicação, alto desempenho e exigência, relações interpessoais, redes de proteção, suporte social e satisfação com a escolha do curso foram as experiências mais narradas. Criou-se a posteriori três categorias de análise: 1) ‘Da escolha à sustentação da escolha’; 2) ‘O per(curso) de psicologia e implicações psíquicas’, 3) ‘O ensino atrapalha o saber’. Conclui-se que as experiências no percurso da graduação em psicologia são plurais, e relacionam-se com a saúde mental produzindo fatores protetivos, bem como podendo potencializar aspectos de adoecimento psíquico.; |
Abstract |
It is known that the experience during the undergraduate journey results in various changes in individuals' lives, ranging from academic aspects to cognitive, behavioral, and
emotional factors. The aim of this dissertation is to understand the experiences of
psychology students during their undergraduate studies and how these experiences relate
to mental health. This study adopts a qualitative, cross-sectional, exploratory approach
using the Multiple Case Study method. Three psychology students, positioned between
the seventh and eighth semesters of their course, with an average age of 24 years, were
interviewed in person. The research instruments comprised: 1) Sociodemographic Data
Sheet, 2) Interactive Narrative, and 3) Supplementary Interview. Data were analyzed
through thematic analysis. Results indicate that multiple tasks, overload, (self)medication, high performance and demands, interpersonal relationships, support networks, social support, and satisfaction with the choice of course were the most commonly recounted experiences. Revealed a posteriori three categories: 1) 'From choice to sustaining the choice'; 2) 'The psychology course and psychic implications'; 3) 'Teaching hinders learning'. It is concluded that experiences during the undergraduate psychology course are diverse, impacting mental health by fostering protective factors while potentially exacerbating aspects of psychological distress.; |
Palavras-chave |
Saúde mental; Estudante universitário; Psicologia; Experiência; Mental health; University students; Psychology; Experience; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-03-27; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13077; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia; |