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Saúde mental: experiências de estudantes universitários na graduação em psicologia

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Autor Silva, Kaell Judá Sesterheim da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6218495984602743;
Orientador Monteiro, Janine Kieling;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Saúde mental: experiências de estudantes universitários na graduação em psicologia;
Resumo Sabe-se que a experiência no percurso da graduação resulta em diversas modificações na vida dos sujeitos, dialogando desde aspectos acadêmicos a fatores de cunho cognitivo, comportamental e emocional. O objetivo desta dissertação é compreender as experiências de estudantes de psicologia no percurso da graduação, e a relação dessas com a saúde mental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, transversal e exploratória, a partir do Estudo de Casos Múltiplos. Entrevistou-se presencialmente três estudantes de psicologia, situados entre o sétimo e oitavo semestre do curso, com idade média de 24 anos. Utilizouse os instrumentos: 1) Ficha de dados sociodemográficos, 2) Narrativa Interativa e 3) Entrevista complementar. Os dados foram analisados a partir da análise temática. Resultados indicam que múltiplas tarefas, sobrecarga, (auto)medicação, alto desempenho e exigência, relações interpessoais, redes de proteção, suporte social e satisfação com a escolha do curso foram as experiências mais narradas. Criou-se a posteriori três categorias de análise: 1) ‘Da escolha à sustentação da escolha’; 2) ‘O per(curso) de psicologia e implicações psíquicas’, 3) ‘O ensino atrapalha o saber’. Conclui-se que as experiências no percurso da graduação em psicologia são plurais, e relacionam-se com a saúde mental produzindo fatores protetivos, bem como podendo potencializar aspectos de adoecimento psíquico.;
Abstract It is known that the experience during the undergraduate journey results in various changes in individuals' lives, ranging from academic aspects to cognitive, behavioral, and emotional factors. The aim of this dissertation is to understand the experiences of psychology students during their undergraduate studies and how these experiences relate to mental health. This study adopts a qualitative, cross-sectional, exploratory approach using the Multiple Case Study method. Three psychology students, positioned between the seventh and eighth semesters of their course, with an average age of 24 years, were interviewed in person. The research instruments comprised: 1) Sociodemographic Data Sheet, 2) Interactive Narrative, and 3) Supplementary Interview. Data were analyzed through thematic analysis. Results indicate that multiple tasks, overload, (self)medication, high performance and demands, interpersonal relationships, support networks, social support, and satisfaction with the choice of course were the most commonly recounted experiences. Revealed a posteriori three categories: 1) 'From choice to sustaining the choice'; 2) 'The psychology course and psychic implications'; 3) 'Teaching hinders learning'. It is concluded that experiences during the undergraduate psychology course are diverse, impacting mental health by fostering protective factors while potentially exacerbating aspects of psychological distress.;
Palavras-chave Saúde mental; Estudante universitário; Psicologia; Experiência; Mental health; University students; Psychology; Experience;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13077;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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