Resumen:
Sabe-se que a experiência no percurso da graduação resulta em diversas modificações na vida dos sujeitos, dialogando desde aspectos acadêmicos a fatores de cunho cognitivo, comportamental e emocional. O objetivo desta dissertação é compreender as experiências de estudantes de psicologia no percurso da graduação, e a relação dessas com a saúde mental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, transversal e exploratória, a partir do Estudo de Casos Múltiplos. Entrevistou-se presencialmente três estudantes de psicologia, situados entre o sétimo e oitavo semestre do curso, com idade média de 24 anos. Utilizouse os instrumentos: 1) Ficha de dados sociodemográficos, 2) Narrativa Interativa e 3) Entrevista complementar. Os dados foram analisados a partir da análise temática. Resultados indicam que múltiplas tarefas, sobrecarga, (auto)medicação, alto desempenho e exigência, relações interpessoais, redes de proteção, suporte social e satisfação com a escolha do curso foram as experiências mais narradas. Criou-se a posteriori três categorias de análise: 1) ‘Da escolha à sustentação da escolha’; 2) ‘O per(curso) de psicologia e implicações psíquicas’, 3) ‘O ensino atrapalha o saber’. Conclui-se que as experiências no percurso da graduação em psicologia são plurais, e relacionam-se com a saúde mental produzindo fatores protetivos, bem como podendo potencializar aspectos de adoecimento psíquico.