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Afiliação e Fandom: construção colaborativa de conhecimento sobre práticas de leitura e escrita de fanfics em uma comunidade on-line na plataforma Archive Of Our Own

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Autor Dornelles, Anna Júlia Cardoso;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4115790513857794;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Afiliação e Fandom: construção colaborativa de conhecimento sobre práticas de leitura e escrita de fanfics em uma comunidade on-line na plataforma Archive Of Our Own;
Resumo Esta pesquisa parte de uma observação inicial e inquietação da autora ao buscar conhecimento autêntico sobre fanfiction em textos acadêmicos. O conhecimento encontrado após pesquisas no Google geral sobre estrutura, gêneros, hashtags, categorias, entre outros aspectos de fanfics é majoritariamente escrito por fãs – leitores(as) ou escritores(as) de fanfic – em fóruns específicos da comunidade, redes sociais ou plataformas de publicação. Os fãs estão, ativamente, produzindo e sistematizando conteúdo, no entanto, em materiais da comunidade acadêmica, consideramos que esse conteúdo não necessariamente apresenta a vivência em uma comunidade de leitura e escrita de fanfic de forma autêntica, com termos e definições utilizados pelos participantes dessas comunidades. Por conta disso, o presente trabalho se propõe a identificar e a compreender de características autênticas das fanfictions como gêneros discursivos multimodais a fim de refletir sobre essas características de forma colaborativa com participantes da comunidade – leitores(as) e escritores(as) de fanfic. O tema desdobra-se com a construção de um espaço seguro e confortável para que esses(as) participantes, especificamente da plataforma de publicação Archive Of Our Own (AO3), pudessem expressar suas ideias e seus conhecimentos da mesma forma com que se sentem confortáveis em seus espaços on-line, para que pudéssemos organizar essa prática de leitura e escrita dentro de uma comunidade on-line o suficiente para transpor as barreiras e levá-la para fora da comunidade sem comprometer a autenticidade da prática e do gênero. Dessa forma, nos propomos a responder às seguintes perguntas de pesquisa: a) De que forma leitores(as) e escritores(as) de fanfic compreendem as características das fanfics a partir de sua participação em comunidades de leitura e escrita desse gênero?, e b) Qual a relevância da fala desses(as) autores(as) e leitores(as) para o trabalho autêntico com o gênero? Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos: a) construir de forma colaborativa conhecimento autêntico sobre fanfic; b) compreender as características mais relevantes das fanfics e da circulação do gênero a partir da perspectiva de participantes da comunidade leitora e escritora; e c) analisar a pertinência de se entender as práticas de leitura e escrita de fanfics como práticas multimodais de letramento e multiletramentos digitais. Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados conceitos como afiliação (BLACK, 2005), grupos de afinidade (GEE, 2004), cultura participativa (JENKINS, 2009) e fandom (MIRANDA, 2009), assim como concepções de novos letramentos e multiletramentos digitais (ROJO, 2012; LANKSHEAR, KNOBEL, 2007), a fim de entender as práticas de leitura e escrita de fanfic realizadas em grupos de afinidade e comunidades fandom. No mais, para definir e pensar as fanfics, partimos de textos de Kersch e Dornelles (2021), Dornelles (2021) e Bahoric e Swaggerty (2015). Os(as) 20 colaboradores da pesquisa responderam a um formulário on-line composto por 35 perguntas que englobavam as temáticas mencionadas acima. Os resultados, extensos e satisfatórios, auxiliaram na compreensão das comunidades fandom, bem como da sua relevância para a descrição das fanfics como práticas sociais desenvolvidas em contextos específicos. Além disso, foi possível compreender de que forma esses(as) participantes descrevem a fanfic em sua temática, estrutura e relevância social.;
Abstract This research started with the author's initial observation and concern when searching for authentic knowledge about fanfiction in academic texts. The knowledge found after general Google searches about structure, genres, hashtags, categories, among other aspects of fanfics is mostly written by fans – fanfic readers or writers – in specific community forums, social media publication platforms. Fans are actively producing and systematizing content, however, in materials from the academic community, we consider that this content does not necessarily present the experience in a fanfic reading and writing community in an authentic way, with terms and definitions used by the participants of these communities. By reason of this, the present work proposes to identify and comprehend authentic characteristics of fanfictions as multimodal discursive genres in order to reflect on these characteristics in a collaborative way with community participants –fanfic readers and writers. The theme unfolds with the construction of a safe and comfortable space so that these participants, specifically from the Archive Of Our Own (AO3) publishing platform, could express their ideas and knowledge in the same way they feel comfortable in their online spaces, so that we could organize this practice of reading and writing within an online community enough to overcome barriers and take it outside the community without compromising the authenticity of the practice and the genre. Therefore, we propose to answer the following research questions: a) How do fanfic readers and writers understand the characteristics of fanfics based on their participation in reading and writing communities of this genre?, and b ) What is the relevance of these authors and readers discourse for the authentic work with the genre? To accomplish this, the following objectives were established: a) collaboratively build authentic knowledge about fanfic; b) understand the most relevant characteristics of fanfics and the circulation of the genre from the perspective of participants in the reading and writing community; and c) analyze the relevance of understanding fanfic reading and writing practices as multimodal literacy practices and digital multiliteracies. To theoretically substantiate this work, concepts such as affiliation (BLACK, 2005), affinity groups (GEE, 2004), participatory culture (JENKINS, 2009) and fandom (MIRANDA, 2009) were considered, as well as concepts of new literacies and digital multiliteracies (ROJO, 2012; LANKSHEAR, KNOBEL, 2007), in order to understand the practices of reading and writing fanfic carried out in affinity groups and fandom communities. Furthermore, to defining and think about fanfiction, we continue with works by Kersch and Dornelles (2021), and e Bahoric e Swaggerty (2015). The 20 research collaborators answered an online form consisting of 35 questions that covered the topics mentioned above. The results, extensive and satisfactory, helped to understand fandom communities, as well as their relevance for describing fanfiction reading, writing and publishing as social practices developed in specific contexts. Moreover, it was possible to understand how these participants describe fanfic in its themes, structure and social relevance.;
Palavras-chave Fanfiction; Fandom; Prática social; Gênero discursivo multimodal; Social practice; Multimodal discursive genre;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-12-18;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13012;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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