Abstract:
Esta pesquisa parte de uma observação inicial e inquietação da autora ao buscar conhecimento autêntico sobre fanfiction em textos acadêmicos. O conhecimento encontrado após pesquisas no Google geral sobre estrutura, gêneros, hashtags, categorias, entre outros aspectos de fanfics é majoritariamente escrito por fãs – leitores(as) ou escritores(as) de fanfic – em fóruns específicos da comunidade, redes sociais ou plataformas de publicação. Os fãs estão, ativamente, produzindo e sistematizando conteúdo, no entanto, em materiais da comunidade acadêmica, consideramos que esse conteúdo não necessariamente apresenta a vivência em uma comunidade de leitura e escrita de fanfic de forma autêntica, com termos e definições utilizados pelos participantes dessas comunidades. Por conta disso, o presente trabalho se propõe a identificar e a compreender de características autênticas das fanfictions como gêneros discursivos multimodais a fim de refletir sobre essas características de forma colaborativa com participantes da comunidade – leitores(as) e escritores(as) de fanfic. O tema desdobra-se com a construção de um espaço seguro e confortável para que esses(as) participantes, especificamente da plataforma de publicação Archive Of Our Own (AO3), pudessem expressar suas ideias e seus conhecimentos da mesma forma com que se sentem confortáveis em seus espaços on-line, para que pudéssemos organizar essa prática de leitura e escrita dentro de uma comunidade on-line o suficiente para transpor as barreiras e levá-la para fora da comunidade sem comprometer a autenticidade da prática e do gênero. Dessa forma, nos propomos a responder às seguintes perguntas de pesquisa: a) De que forma leitores(as) e escritores(as) de fanfic compreendem as características das fanfics a partir de sua participação em comunidades de leitura e escrita desse gênero?, e b) Qual a relevância da fala desses(as) autores(as) e leitores(as) para o trabalho autêntico com o gênero? Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos: a) construir de forma colaborativa conhecimento autêntico sobre fanfic; b) compreender as características mais relevantes das fanfics e da circulação do gênero a partir da perspectiva de participantes da comunidade leitora e escritora; e c) analisar a pertinência de se entender as práticas de leitura e escrita de fanfics como práticas multimodais de letramento e multiletramentos digitais. Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados conceitos como afiliação (BLACK, 2005), grupos de afinidade (GEE, 2004), cultura participativa (JENKINS, 2009) e fandom (MIRANDA, 2009), assim como concepções de novos letramentos e multiletramentos digitais (ROJO, 2012; LANKSHEAR, KNOBEL, 2007), a fim de entender as práticas de leitura e escrita de fanfic realizadas em grupos de afinidade e comunidades fandom. No mais, para definir e pensar as fanfics, partimos de textos de Kersch e Dornelles (2021), Dornelles (2021) e Bahoric e Swaggerty (2015). Os(as) 20 colaboradores da pesquisa responderam a um formulário on-line composto por 35 perguntas que englobavam as temáticas mencionadas acima. Os resultados, extensos e satisfatórios, auxiliaram na compreensão das comunidades fandom, bem como da sua relevância para a descrição das fanfics como práticas sociais desenvolvidas em contextos específicos. Além disso, foi possível compreender de que forma esses(as) participantes descrevem a fanfic em sua temática, estrutura e relevância social.